segunda-feira, 1 de julho de 2013

Watashi ga Motenai no wa Dou Kangaete mo Omaera ga Warui

Quem me fez a sugestão de ler esse mangá foi um primo meu que não costuma ler mangá. Por isso, eu não sabia o que esperar de Watashi ga Motenai no wa Dou Kangaete mo Omaera ga Warui!. Aliás, eu tenho uma implicância profunda com esses mangás e novels de títulos ridiculamente grandes. Costumo evitar. Só que minha curiosidade me fez ler esse mangá de Tanigawa Nico.

O mangá é sobre uma garota anti-social (no sentido de "introvertida", não no sentido de psicopata) chamada Kuroki Tomoko, que deseja se tornar mais popular, fazer amigos e arranjar um namorado, agora que está no ensino médio. Ela lembra muito a Konata de Lucky Star, mas de um jeito mais real e mais assustador. Tomoko se descreve como uma "Mojo" (garota que não é popular ou atraente, continua virgem e nunca namorou), sendo também uma otaku e viciada em otome games e jogos eróticos. Ainda assim, ela decide tentar várias coisas ao longo do ensino médio para tentar se tornar popular e arranjar um namorado. Ela conta com a ajuda (relutante) de seu irmão, Tomoki, em alguns momentos e com a de Naruse Yuu, uma ex-colega do ginasial que se tornou bonita e arranjou um namorado no ensino médio.

As tentativas de Tomoko para se tornar popular são estranhas e nem um pouco ortodoxas. Dessa forma, esse mangá é uma comédia episódica, sendo cada capítulo uma tentativa de Tomoko em fazer algo de novo. Não é incomum, também, a protagonista achar que subiu mais um degrau em direção à popularidade e nós, leitores, ficarmos sabendo que ela pisou na bola mais uma vez e apenas não sabe disso. Tomoko também não é flor que se cheire, digamos assim. Ao ler os capítulos em que ela tenta e fracassa em ser uma pessoa melhor, pode ser que dê pena dela... Esse sentimento logo se dissipa quando vemos Tomoko trapaceando nos jogos, desejando que seus colegas morram ou mentindo a torto e a direito para Yuu ou sua prima para tentar parecer alguém melhor. Apesar desse comportamento dar uma idéia para o leitor de outros motivos que podem contribuir para ela ser pouco popular, além de sua aparência e sua personalidade quieta, é interessante observar como Tomoko continua fazendo suas tentativas, nem que seja para rir do quão patética ela acaba sendo. É difícil não se identificar em algum grau com ela, ainda que seja apenas por ela ser "socialmente estranha". Quem nunca fez uma trapalhada e quis se enterrar em um buraco após isso?

Acho que essa história tem apelo para os leitores que estejam buscando um mangá engraçado e episódico para ler. Não é o meu caso. Rapidamente fiquei cansado por Tomoko simplesmente não fazer progressos. Quando você acha que ela está crescendo como personagem ou que vai conseguir sair vitoriosa de alguma situação... Não. Tudo volta à estaca zero. A arte também é incômoda para mim, sendo bem simples e difícil de se acostumar. O ponto positivo é que o autor consegue mostrar muito bem as emoções de Tomoko com seus desenhos. 

  


TL;DR: Esse mangá é divertido, mas tem um apelo específico. Boa parte dos leitores irá se identificar com Tomoko, mas esse mangá pode ser frustrante aqueles que buscam um mínimo de desenvolvimento na história. Eu não pretendo voltar a ler essa história, mas não acho que seja ruim. Nota "6".

Em português, os lançamentos parecem estar parados, mas é fácil achar esse mangá em inglês traduzido pelo grupo de anônimos World Three.

Nenhum comentário:

Postar um comentário