sexta-feira, 5 de julho de 2013

Ochibure Shinshi ni Ai no Uta

Ochibure Shinshi ni Ai no Uta me foi recomendado como sendo um mangá "ruim", especificamente descrito como um "mangá que tinha potencial e falhou". Como vão ver com meus comentários, eu discordo plenamente de quem me recomendou esse mangá: Yukimura escreveu uma história com pontos bem interessantes.

A história começa com Asada que estava se esforçando para realizar seus sonhos profissionais, mas acaba tendo-os frustrados. Ele sai para beber com um amigo, enche a cara e acaba dormindo em uns arbustos. Nisso, um cara o acorda para pedir informações, pois está perdido, e, muito agradecido quando Asada o ajuda, diz para que ele o visite em sua nova confeitaria. Esse cara é Nao, um jovem confeiteiro, que ainda está passando trabalho para aprender a fazer as coisas direito. Asada tem um gosto apurado, então ele começa a auxiliar Nao, experimentando os doces feitos por ele e oferecendo críticas. Os dois, logo, vão se aproximando e ficando amigos. Nao decide, então, fazer um curso de dois anos na França para aprimorar suas técnicas e, assim, Asada percebe que, apesar de querer apoiar o sonho de Nao, não quer que ele vá, pois está apaixonado por ele. Infelizmente, Asada decide não expressar seus sentimentos e acaba sendo muito rude com Nao.

Temos, então, um timeskip de três anos. Nele, Asada está, finalmente, trabalhando com o que gosta (planejamento de eventos) e seu chefe pede que ele avalie uma confeitaria para o evento que está por vir, que, é óbvio, acaba sendo a confeitaria de Nao, que já está de volta da França. Nao não está nem um pouco interessado em trabalhar junto com Asada e retomar a amizade antiga, enquanto Asada está arrependido pelo que disse há três anos. A partir daí, se iniciam as tentativas de Asada em ganhar a confiança de Nao novamente.

Uma coisa que um monte de gente detestou (inclusive a amiga que me recomendou esse mangá), mas eu achei bem legal foi o quanto os sentimentos tanto de Nao como de Asada (mas especialmente do segundo) são ambivalentes. Eles sofrem para admitir as coisas mais simples e criam problemas onde não há, simplesmente por não conseguirem ser sinceros um com o outro. Eu acho a arte agradável, não é a melhor que há por aí, mas é bem bonitinha. Outro "plus" para mim é que esse mangá tem vários momentos cômicos bem feitinhos.

  

Eu curti esse mangá. Ele foca muito, muito e muito no desenvolvimento do relacionamento dos dois personagens e até soa como sendo uma história de amor convincente. Não é tipo "Oi, prazer em conhecê-lo... acho que te amo!". Os sentimentos são construídos. Por isso, vou dar uma nota "8", porque o Asada é dramático demais para o meu gosto.

Esse mangá está disponível para ser adquirido em inglês sob o título A Love Song for the Miserable e editado pela Juné

Nenhum comentário:

Postar um comentário