sexta-feira, 15 de julho de 2016

Oneshot: Watashi-tachi ha “Byplayer”

Pessoalmente, eu nunca gostei muito dos mangás ou doujinshi da Harada. Eu até leio, mas a grande maioria deles é não é muito do meu gosto... São perturbadores até demais pra mim, sendo que eu leio muita coisa bizarra! Só que essa oneshot é muito interessante. Ela é um pedido de desculpas da autora.

Himeumi é uma menina bonita e admirada pelos colegas, sendo considerada até uma princesa. Ela tem boas notas, é gentil com todos, se veste super bem... Nada mais natural do que ela ter uma queda pelo colega que é considerado um príncipe, Oujiyama. Ela considera que para sua vida ser perfeita só o que falta é namorar com ele! Entretanto, um dia na aula de Educação Física, Wakikawa, outro de seus colegas, acaba colidindo com ela com muita força. Isso faz com que os dois troquem de corpo!

Essa proximidade de Himeumi e Wakikawa, agora que estão com os corpos trocados, chama à atenção de Oujiyama, que começa a agir de forma estranha. Ele age com ciúmes e diz para Wakikawa (com Himeumi em seu corpo) ficar longe de Himeumi. Himeumi fica super-feliz achando que finalmente Oujiyama está apaixonado por ela e que assim que voltarem ao normal vai ter a vida escolar que sempre quis ter! Só que com o tempo, a convivência com Wakikawa a faz desenvolver sentimentos por ele também, deixando-a confusa.

Eventualmente, os dois conseguem voltar a seus corpos originais. Himeumi vê Oujiyama e Wakikawa discutindo e já imagina que é por causa dela, super-feliz por ter dois caras legais competindo por ela... Só que na verdade, os dois estavam brigando porque estavam em um relacionamento juntos! E Oujiyama, na verdade, tinha ciúmes de Wakikawa e não de Himeumi Em outras palavras, isso aqui que parecia um shoujo era, na verdade, um mangá yaoi narrado da perspectiva de uma garota. A autora encerra o mangá com um pedido de desculpas às personagens femininas dos mangás yaoi, pois, como estão em um mangá yaoi, elas jamais serão felizes. Interessante, não?

  

Isso é uma crítica que eu vejo muito por aí aos mangás yaoi: a forma que eles retratam as mulheres. Tenho certeza de já ter lido nas próprias resenhas do Faust ele comentando algo sobre esse assunto. Por isso, achei muito legal e criativa essa história da Harada, se referindo a essa situação. No final das contas, é yaoi. Não é shoujo. As meninas não vão ficar com o cara que queriam. Inclusive, o nome do mangá se traduz como "Nós Somos Coadjuvantes". A história é muito engraçada e divertida, além de ter um encerramento interessante que pode provocar discussões muito legais sobre essa trope dos mangás yaoi. Vou dar nota "9", porque realmente foi uma leitura muito legal.

Tradução em inglês do Must Be Endless.

Nenhum comentário:

Postar um comentário