quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Missing Code

Missing Code é um mangá yaoi com mistério, investigação, arte, máfia russa, segredos e um ladrão com objetivos interessantes. Tudo para ser um mangá interessantíssimo. O problema? Mal conduzido. Não é culpa da Minase Masara, que "apenas" contribui com sua arte lindíssima (e estática) para esse mangá. A autora que escreveu a história, Katou Elena, teve idéias excelentes, mas se atrapalhou na hora de usá-las. 

Esse mangá conta a história de Kairi, que trabalha como assistente de um estudioso de artes e que recebe a tarefa de coletar informações sobre Shiro, um ladrão de arte, para ajudar a investigação policial. Esse ladrão misterioso sempre deixa uma rosa no local do crime... Quem está por trás desses roubos? O próprio Kairi! A máfia russa também está atrás do ladrão e enviam Alexis para pegá-lo. Alexis entra em contato tanto com Kairi quanto com Shiro, ficando fascinado por ambas versões dele (não demora muito para Alexis matar a charada). Kairi também fica intrigado por esse mafioso que não parece ser um mafioso e o deixa escapar em várias ocasiões. Parece interessante, né? 

O problema foi o desenvolvimento. Muito furado. Boa parte das ações dos personagens não foi sentido. Sério? A primeira coisa que você faz ao encontrar um ladrão é jogá-lo no sofá e começar coisas pervertidas com ele? Sério?! Tudo bem que os mangás yaoi costumam orbitar em torno do romance, sendo que o resto da história é só o cenário, mas me senti traído por um mangá que prometia tanto e ficava progressivamente mais confuso e terrivelmente elaborado. Enfiaram outro ladrão na história DO NADA, não desenvolveram nada e sumiram com ele. Não fez sentido algum! O final do mangá foi interessante, preciso dizer. Teve um "plot twist" legal sobre o Alexis e foi romântico e tal.

O desenvolvimento do mangá foi tão mal feito que ele não se desenvolveu nem como um "bom mangá de mistério com um romance interessante" nem como um "mangá romântico com uma história de mistério como cenário", ficando capenga de ambos os lados. Os personagens também foram mal caracterizados: poucas das ações do Alexis fizeram sentido e o Kairi não parava de falar sobre como ele tinha deixado os seus sentimentos de lado para conseguir vingança... Para chorar três quadrinhos depois, se questionar sobre o Alexis, e, na verdade, parecer um ladrão bem incompetente.

  

Em suma? A história, personagens e romance deviam ser melhor elaborados, porque há excelentes idéias que foram desperdiçadas. No fim, ler esse mangá me deu a sensação de que eu estava lendo uma versão barata, mal escrita e sem graça de Eroica Yori Ai o Komete. Tá, eu estou sendo malvado demais (é que eu realmente me decepcionei, porque o início do mangá é muito interessante). A arte é bonita, padrão Minase Masara... O que significa que a arte é estática, inexpressiva e é difícil de diferenciar os personagens, a não ser pelo cabelo. Ok, eu estou sendo realmente malvado. Nota "6".

Tradução em inglês foi feita pelo Dangerous Pleasure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário