sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Nana to Kaoru

Achei Nana to Kaoru uma leitura muito interessante. Esse mangá mostra S&M com uma outra ótica e a dinâmica de relacionamento entre os personagens que dão nome a esse mangá ajuda a deixar a história mais legal ainda. Amazume Ryuta fez uma temática inusitada se tornar mais acessível aos leitores. Fica o lembrete de que esse mangá, apesar de ser uma história adulta, não é um hentai ou um ecchi. Não, esse não é o objetivo desse mangá.

Kaoru tem 17 anos, é um estudante e possui um fetiche por S&M (sadismo e masoquismo, caso alguém não seja familiarizado com esses termos, o que eu acho improvável hoje em dia). Ele sempre sonhou em ter um relacionamento SM com sua amiga de infância, Nana, que é admirada na escola tanto por sua beleza e corpo perfeito, como por suas notas. Apesar de terem sido grandes amigos na infância, os dois acabaram ficando distantes com o tempo, justo por terem amigos e status tão diferentes na escola.

Um dia, a mãe de Kaoru recolhe os "brinquedos" dele e os entrega para que Nana os esconda, com o objetivo de Kaoru se dedicar mais aos estudos. Nana acaba ficando curiosa com os brinquedos e experimenta uma roupa de couro... Mas acidentalmente tranca o cadeado e percebe que a chave não estava junto. Kaoru vem ajudá-la e a ajuda a destrancar o cadeado. Isso começa um estranho relacionamento para os dois: Nana estava muito estressada e com dificuldades de melhorar seu desempenho na escola. Após esse "episódio" com os brinquedos de Kaoru, ela se viu mais relaxada e conseguiu desempenhar melhor. Por isso, ela procura Kaoru, e os dois iniciam a fazer sessões de relaxamento juntos, que, é claro, envolvem o fetiche de SM que esses dois personagens têm.

O que eu achei que seria um mangá ecchi como os outros, cheio de fanservice e pouca história, se tornou um romance lento e muito bem elaborado. O conceito de S&M é bem explicado ao longo da história, descrevendo bem os aspectos físicos e emocionais por trás do SM e enfatizando que o objetivo da coisa não é "machucar o parceiro", mas sim a sensação de "ter o controle", no dominador, e a de "perder o controle", para o submisso. Além disso, o consentimento do parceiro é um dos aspectos mais importantes. 

  

O mangá é maravilhosamente bem escrito e captura muito bem as emoções dos personagens. Gostei bastante quando  Tachi entrou na história e deu mais uma movimentada nos sentimentos de Nana e de Kaoru um pelo outro. Esse mangá é fantástico e vale a pena de ser lido, com uma mente aberta para entender outro ponto de vista. Vou dar nota "9" e é uma leitura que me surpreendeu, mas me manteve entretido. 

Muitos grupos trabalharam na tradução desse mangá, que está disponível em inglês e, se não me engano, em português também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário