segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Otokogokoro

E mais uma vez estou quase sem postagens! Vamos lá: Otokogokoro é um mangá perfeitamente "ok". Ou melhor, uma série de mangás que acompanham o mesmo casal. Eu sou um grande fã da arte da Kanda Neko e a arte dela foi o único motivo que me fez ler essa série. Como eu disse, é "ok", mas não é lá tão boa nem tão péssima assim.

Saki trabalha muito, sendo que um dia ele desmaia no meio da rua, tanto de exaustão como em função de uma gripe negligenciada por ele. Ele é socorrido pelo universitário Jun, que o leva para sua própria casa e cuida dele por dois dias. Saki, quando está se sentindo melhor, quer recompensá-lo pelo que fez, mesmo que Jun negue e diga que não precisa, e faz isso da forma pervertida que somente a lógica dos mangás yaoi permitiria. 

Mesmo após ter ido embora, Saki não consegue esquecer Jun, que é uma fofura, e resolve reencontrá-lo, descobrindo que Jun é garçom no restaurante de que é freguês e que ele já gostava de Saki há algum tempo. Assim, os dois começam a se encontrar, iniciando um relacionamento amoroso, apesar de terem 15 anos de diferença. 

Os personagens são bem clichê. O Jun é a combinação de tudo que me irrita num personagem (sendo de yaoi, como de shoujo ou shounen): chora e fica vermelho fácil (é mais fácil contar os quadrinhos em que ele NÃO está fazendo alguma dessas coisas), é submisso, vive em função da pessoa que ama e é completamente dependente dele... O Saki, por sua vez, está a dois passos de se transformar no seme de Punch Up. O que o salva é que o Saki é menos impulsivo e chato, e mais maduro. No geral, esse mangá é bonitinho. Docinho. Dois pombinhos apaixonados (tipo Honto Yajuu, mas menos engraçado e mais irritante). 

  

Para mim, esse é um mangá "ok" e só. Não é ruim, mas também não é bom. Otokogokoro (e suas sequels) é um mangá yaoi que segue fórmulas e clichês clássicos do yaoi, utilizando-os de uma forma que não incomoda o leitor, mas também não faz nada de novo. Em suma, o que me irrita nesse mangá é que ele é um yaoi típico que celebra a dicotomia seme x uke de uma forma tradicional e clichê. A arte bonita, como já é de se esperar da Kanda Neko, torna esse mangá mais tolerável. Vou dar nota "5", em função dos quesitos "arte" e "fofura".

A tradução em inglês é do September Scanlations. Otokogokoro é o primeiro volume da série, sendo seguido por Koibitogokoro, KoigokoroTokimekigokoro. Parece que o Addictive Pleasure trabalha na tradução dessa série para o português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário