sexta-feira, 22 de julho de 2016

Orange

Eu sempre quis ler esse mangá, porque todo mundo dizia que era super bom! Agora, o anime foi o empurrãozinho que eu precisava para ler Orange. E realmente, as pessoas têm razão, esse mangá é excelente. Estou terminando de ler o terceiro volume e já quis vir aqui falar o que achei dele para não dar spoilers demais! Acho que consegui, pois tudo aqui é dos primeiros capítulos (que já acontece muita coisas neles!). 

Em Orange, Naho recebe uma carta, endereçada a ela e cujo remetente é ela mesma! Ao ler a carta, vê que quem a escreveu foi ela mesma no futuro, precisamente dez anos no futuro. Na carta, é dito que Naho tem vários arrependimentos no futuro e pede a seu eu de 16 anos para fazer as coisas de uma forma diferente e, dessa forma, não se arrepender. Seus arrependimentos são focados no aluno transferido Kakeru, que entra em cena enquanto Naho está lendo a carta. Como a carta realmente prediz o que irá acontecer e se mostra verdadeira, Naho promete a seu eu futuro que irá dar seu melhor para cumprir a promessa de mudar o futuro.

Assim, Naho e seus amigos se aproximam de Kakeru. O grupo é composto por Suwa (um menino atlético e gentil), Hagita (um menino aparentemente sério que gosta de não ser popular), Chino (uma menina super alta e intimidadora, que na verdade é super legal com seus amigos), Azusa (uma menina alegre, cujos pais são donos de uma padaria e é através da padaria que Kakeru é convidado para fazer parte do grupo), Kakeru e Naho, é claro. Os relacionamentos de amizade nesse mangá são tão legais quanto o romance que está se desenrolando. Ao mesmo tempo, temos "flashfowards" para o futuro, mostrando como o grupo está agora. Quer dizer, sem Kakeru.

     

A missão de Naho é, além de não ter arrependimentos menores (como deixar de jogar softball com as amigas), também é salvar Kakeru, pois, no futuro, ele já é falecido, vítima de um acidente que todos desconfiam ter sido um suicídio. Naho também logo descobre que a mãe de Kakeru se suicidou no primeiro dia de aulas, no primeiro dia que Kakeru saiu junto ao grupo. Ao mesmo tempo que tem sentimentos amorosos por Kakeru, Naho também se esforça muito para salvá-lo de si mesmo, de sua própria tristeza e arrependimentos. E, apesar de gostar de Naho, Suwa também está lá para ajudar Kakeru, como todos os outros amigos. Eu gostei muito do papel e das atitudes do Suwa, pois, apesar de ser o "rival" na história, ele também é amigo de Kakeru e se esforça para ser um bom amigo.

Em fóruns de recomendação de mangás, um pedido muito frequente é a protagonista ficar com "o segundo cara" num mangá shoujo. Ou seja, ela não ficar com o cara que ela inicialmente gostava (que costuma ser aquele cara malvado típico dos shoujo) e sim ficar de um cara que apareça depois ou que gostava dela em segredo (geralmente o cara bonzinho e legal, apesar de talvez ser meio frio com a protagonista). Em Orange, eu fico encantada de ver que o pessoal está super dividido nas discussões. É bem igual a divisão do pessoal que torce pelo Suwa e pelo pessoal que é time Kakeru. Nenhum dos dois é o "segundo cara". Ambos os personagens são escritos com tanta maestria que é impossível de decidir qual o leitor quer que fique com a Naho! O Kakeru precisa muito dela, pois a Naho pode ser realmente o que irá salvá-lo. Mas o Suwa ama a Naho há tanto tempo e é altruísta o suficiente para priorizar a felicidade do Kakeru. Eu realmente não sei o que quero que aconteça!

A única coisa que eu quero é que a autora siga escrevendo esse mangá com tanta delicadeza e profundidade. Quero ver essa história se desenrolar. Quero que a Takano Ichigo parta meu coração mais vezes e me faça chorar que nem um bebê. Quero que todos eles, todos os seis personagens, sejam felizes, apesar de se arrependerem de algumas coisas (pois uma vida sem arrependimentos não existe). 

  

Talvez seja trivial comentar isso, mas achei muito legal a autora tirar um tempo para fazer seus personagens discutirem as teorias de viagens no tempo, dessa forma ambientando e explicando sua história, dando veridicidade a ela. Ok, talvez seja só a fã de Doctor Who em mim falando (adoro viagem no tempo). Não sei mais o que dizer, além de que esse mangá é incrível! Nota 10!!!

Eu li em inglês no MangaFox, mas parece que esse mangá foi licenciado no Brasil e pode ser comprado na banca! Vou procurar pra comprar assim que for no shopping, porque um mangá bom desses vale  a pena de se ter em casa!

2 comentários:

  1. Oi Haine, tudo bem? Esse mangá saiu por aqui sim! Não sei de onde vc é mas se for daqui de São Paulo há livrarias como a Martins Fontes da Paulista que vc podr encontrar a coleção toda :)
    Eu comprei recentemente e deixei aqui na pilha pra ler. Gostei muito da sua resenha - acho que vou deixá-lo aqui na frente dos demais pra começar logo a ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Naelyan
      Infelizmente, não sou de SP não. :( Onde eu moro tem uma loja de RPG que tem mangá, assim que eu tiver $$ vou lá comprar Orange! Já comprei a primeira edição na Saraiva. :D
      espero que você goste!! eu estou curiosíssima pra saber como termina, mas vou comprar primeiro pra depois saber xD
      Beijos!

      Excluir