segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Makai Ouji: Devils and Realist

Minha meta para esse mês era, assim como o Faust fez ano passado, só postar mangás yaoi em agosto... Só que eu realmente quero falar sobre Makai Ouji: Devils and Realist, um josei com uma boa quantidade de subtext BL... Então, close enough? As autoras desse mangá são Takadono Madoka e Yukihiro Utako.

O protagonista dessa história é William Twining, um aluno numa escola de prestígio na Inglaterra vitoriana, que é muito inteligente e rico. Quando ele volta para casa nas férias, descobre que sua família foi a falência, em função dos negócios de seu tio, seu único parente, terem fracassado. Além disso, seu tio sumiu e o único dos criados que aceitou ficar com a família, apesar de não ganhar nada para isso, foi o mordomo Kevin Cecil. William precisa juntar dinheiro para pagar seus estudos e, assim, ele decide vender o que sobrou na sua mansão. Enquanto procura por coisas pra vender, ele encontra uma sala secreta que tem um símbolo mágico no chão e acaba acidentalmente invocando um demônio. Esse demônio, Dantalion, revela que William é descendente de um humano poderoso, Solomon, e como tal tem a autoridade de selecionar o novo rei para o mundo dos demônios. Assim, os candidatos ao trono começam a atormentar a vida de William enquanto tentam ganhar o seu favor e, consequentemente, seu voto para se tornarem o monarca do inferno. Ufa! Até fiquei sem fôlego de escrever tudo isso! E, acreditem, resumi bastante. Mesmo nos primeiros capítulos, Makai Ouji joga um monte de informações em cima do leitor.

Conforme a história vai se desenvolvendo, vão surgindo novos personagens. Um que eu acho bem legal é Sytry Cartwright, um dos demônios que, assim como Dantalion, deseja ser apontado por William para reinar no inferno. Outro que é menos interessante é Isaac Morton, um colega de William que é apaixonado por ocultismo. Um dos meus problemas com esse mangá é que os capítulos variam muito: uns são interessantíssimos, outros são mais tipo "meh, ok". Os mistérios que ficam a serem resolvidos durante a história (por exemplo, onde está o tio do William? Ou quem é o Kevin e por que o Dantalion é desconfiado dele?) são instigantes o suficiente para me fazer insistir a leitura, ainda que alguns capítulos sejam maçantes. 

O título do mangá, numa tradução porca minha, significa "Príncipe do Inferno: Demônios e Realista", o que me chamou bastante a atenção, porque achei o título bem esquisito. Logo ele fez sentido: William é um "realista", um homem da ciência que procura explicações lógicas para tudo, e acaba sendo jogado no meio de uma disputa por poder sobrenatural. Algumas vezes, é bem engraçado quando ele tenta explicar e compreender as coisas através da ciências... Outras é simplesmente... Bobo. Lá pela décima vez que ele diz que ele é um "realista, cientista, racional, blablabla" me deu vontade de revirar os olhos. Parece mais que o William está em negação do que realmente interpretando as coisas de forma "realista". Talvez seja só implicância minha, mas esse é o tipo de coisa que vai incomodando numa serialização longa.

  

Um dos pontos fortes desse mangá, definitivamente, é a arte (mesma ilustradora de Shounen Oujo). Ela me lembra um pouco o estilo de Pandora Hearts, apesar de o enredo não ser similar. Falando em enredo, existe uma variedade de mangás que mexem com essa mesma temáticas de conflitos no inferno/céu influenciando no mundo dos humanos (tipo Angel Sanctuary ou Beelzebub, ou até mesmo séries americanas tipo Supernatural e comics como Constantine), então esse tipo de cenário já é bem batido. E um pouco cansativo. O que salva Makai Ouji e o torna mais interessante são seus personagens. Apesar de ser um chato às vezes, o William é um protagonista bem legal na maior parte do tempo e os demônios que vão surgindo também são personagens legais e eu diria que um dos pontos mais divertidos do mangá é saber mais sobre a história deles. Vou dar nota "8" por enquanto.

Credo, eu escrevi demais! Sem mais delongas: muitos grupos trabalharam na tradução desse mangá para o inglês, então eu acabei lendo no MangaFox. Eu linkei para uma publicação do Blyme no início dessa postagem, no qual comentam o anime, caso alguém tenha interesse em ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário