quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Saint Oniisan

Sabe o que é um mangá simplesmente genial? Saint Oniisan. É um dos melhores mangás de comédia que existe. É um mangá episódico, que funciona como uma sátira social e religiosa. Nakamura Hikaru foi premiada por seu trabalho nessa série, e não é por menos! Haja coragem para colocar símbolos importantes e sagrados de duas religiões com milhões de seguidores em situações ridículas e engraçadas.

Basicamente, a série é um daqueles "slice-of-life" (mangá que retrata o cotidiano). Nesse caso, a vida cotidiana a ser retratada é de Jesus e Buddha, sendo que os dois estão vivendo no mundo moderno. No caso, é claro, vivem no Japão (um dos lugares mais caóticos da Terra, de acordo com eles). O mangá é uma sátira não só das próprias religiões, mas da cultura e costumes japoneses, utilizando-se da visão de Jesus e Buddha para tal.

Ao longo dos capítulos, os dois vão a banhos públicos, parques temáticos, usam a internet (Jesus tem um blog e é um comprador compulsivo!), e outras coisas... Estando nesse mundo a passeio, os dois sentem fome (e animais se oferecem em sacrifício para eles!), ficam doentes e são pentelhados pela síndica do apartamento em que moram. Além disso, as pessoas não conseguem reconhecê-los como Jesus e Buddha, achando que um deles parece o Johnny Depp e o outro é um esquisito com um botão na testa!

  

Sabe o que é rir em todos os capítulos do mangá? Eu simplesmente chorava de rir. A arte, que pode incomodar alguns, contribui muito para o mangá, em termos de ajudá-lo na comédia. Fora que é engraçado ver versões tão humanas de duas figuras que são retratadas como distantes da humanidade por sua divindade. É um dos melhores mangás que existe, apenas isso. Nota "10"!

Fácil de achar por aí para baixar. Também tem um OVA. Eu li em inglês, sendo que um monte de grupos já trabalhou nesse mangá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário