sexta-feira, 9 de maio de 2014

Akiyama-kun

Esse é um dos poucos mangás que eu tenho cópia física da edição japonesa. Li uma resenha de Akiyama-kun, achei muito interessante (e pervertido!) e pedi para  uma amiga que compra coisas do Japão com frequência encomendar esse mangá para mim. A autora Nobara Aiko é meio desconhecida para nós, fãs ocidentais, mas nas páginas extras do mangá temos ilustrações e comentários da Manako, da Kyuugou e de outras autoras sobre o trabalho dela... Então acho que ela tem um certo renome, pelo menos entre as autoras.

O começo da história de Akiyama-kun foi meio esquisito. Eu pensei: "pff, já vi isso antes e sei que não gosto", mas continuei lendo a resenha e fiquei surpreso com o desenrolar da história. E, quando peguei o mangá nas minhas mãos e foleei, fiquei mais boquiaberto ainda com as ilustrações. Bem, a premissa básica é a seguinte: Shiba Daisuke se apaixonou por seu senpai Akiyama-kun. Na verdade, eu diria que é mais que amor. É uma adoração ou idolatria. O motivo é que Akiyama o salvou de uns delinquentes uma vez. Shiba, então, decide declarar os seus sentimentos... O problema é que o timing dele foi péssimo e os amigos do Akiyama estavam junto para ver a cena. Assim, Shiba é levado por eles para a casa de Akiyama, para ser interrogado, humilhado e zoado. Nisso, um dos amigos de Akiyama, Sano Tomomi, decide que, para humilhar Shiba um pouco mais, Akiyama deveria masturbá-lo com seu pé. O que era para ser um nojo para Akiyama, acaba deixando-o excitado e atraído por Shiba. Ele diz: "agora você pode fazer o que quiser comigo" e os dois começam uma cena que traumatiza pra caramba os amigos de Akiyama. Especialmente o Tomomi, que fica impotente devido a esse choque.

Akiyama fica fascinado pela paixão que Shiba demonstrou e decide agora que os dois vão se ver frequentemente, muito para a alegria do próprio Shiba que fica mesmerizado pela idéia de poder ficar junto de seu amado Akiyama-kun. Temos um pouco mais de profundidade no personagem do Akiyama, que se mostra como sendo um cara solitário, sem muito contato com familiares e de poucos amigos, mas que encontra em toda a "esquisitice" de Shiba algo para se manter entretido... E uma companhia. Em contrapartida, Shiba simplesmente está perdidamente apaixonado por ele.

O elenco de personagens secundários do mangá é muito interessante, tanto os amigos do Akiyama, como a família do Shiba e a Chie-chan, uma colega de trabalho do Shiba. O que se destacou mais foi o Tomomi, acredito eu. Foi interessante ver o quanto ele ficou confuso e perturbado pelo que aconteceu, sendo que a história extra é terrivelmente deliciosa, de um ponto de vista pervertido. Um ponto que me incomodou um pouco, mas, pensando bem, combina com o ar da história, foi que o Akiyama nunca retribui explicitamente os sentimentos românticos de Shiba por ele. Mas eu acho que isso combina com ele, pois é nas pequenas coisas que ele demonstra o quanto Shiba é importante para ele, já que Akiyama é um cara apático, olhar para o anel no final da história ou dizer "gosto de ficar com você, é divertido" já é algo importante.

  

Uma coisa interessante sobre esse mangá: ele difere um pouco do que se entende por uke e seme. Geralmente, temos dominado e dominador. Delicado e "rude". Sentimento e racionalidade. E essas características psicológicas se refletem no comportamento sexual dos personagem e em seus papéis no relacionamento, sendo que a maior parte das autoras escreve um personagem como tendo mais atributos tipicamente femininos (e sendo o uke, o dominado da história) e outro com atributos mais tipicamente masculinos (seme, o dominador). Em Akiyama-kun, Akiyama é o uke. Ele é forte, "cool"... E é quem claramente tem o controle do relacionamento. É diferente do que geralmente se encontra por aí, o que eu acho um ponto positivo para a história. Também gosto muito, muito da arte. Nobara Aiko também é muito boa desenhando expressões faciais e, é claro, cenas de sexo, o que é um dos pontos fortes desse mangá. Vou dar uma nota "9". Recomendo aos que gostam de coisas mais diferentes... E dos que curte uma história mais pervertida.

Tradução em inglês é do Game Over Or Continue e em português é do BL Scanlations.

2 comentários:

  1. Opa!!

    Este mangá li no mês passado (dica sua para um anônimo) e foi uma grata surpresa! No começo fiquei meio chocada como as coisas começaram entre os dois (tinha que ser um bullying???) mas continuei lendo e não teve como deixar de gostar do Shiba e aquela adoração toda pelo Akiyama - hahahah. (Juro que via umas orelhinhas de cachorro nele - não estão desenhadas, mas elas existem! :P)

    Ah, a cena do anel. putz, aquele olhar do Akiyama para mão com o anel... (suspira..)


    Essa do uke cool e dominador me lembrou o Takumi de Wonderful Life - Riyu Yamakami. Acho que também vale a pena conferir para quem gostar desta inversão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Acho que eu sugeri para o anônimo justo porque eu tinha acabado de reler Akiyama-kun. :)
      Que bom que você gostou! O início realmente é meio tenso. Eu já imaginava o Akiyama sendo um grande canalha e o Shiba um pobre coitado... Mas não! Acabou que a dinâmica do relacionamento deles é muito interessante. :)
      Shiba realmente parece um cachorrinho! Até pelo nome! xD

      Eu não lembrava de Wonderful Life e fui reler... É verdade, o Takumi é um dos grandes ukes dominadores que tem por aí. É a minha dinâmica favorito: seme carinhoso e uke cool. xD

      Obrigado pela dica! E pelo comentário!

      Um abraço,

      Faust

      Excluir