segunda-feira, 26 de maio de 2014

Stranger

Howdy! Permitam-me comentar aqui um mangá que eu adorei, li de novo, aí li mais uma vez, li outra... Enfim, eu realmente gostei de Stranger. Talvez seja porque eu gosto de filmes de faroeste. E talvez porque eu adoro situações tipicamente masculinas serem subvertidas pelo yaoi em histórias de amor e luxúria. Enfim, essa história de Kuku Hayate é uma das minhas favoritas dos últimos tempos!

Fran é o xerife de uma pequena cidade no oeste americano. Na jornada pelo deserto de volta para casa, o cavalo que usava acaba morrendo. Ele se vê perdido no meio de um deserto, sofrendo pelo calor escaldante dos dias e pelo frio congelante das noites, sem água e sozinho. Fran vaga por vários dias, até ficar fraco demais e já imaginar que sua morte é certa. Questiona se isso é uma punição pelo seu passado pouco antes de ficar inconsciente. Ele é salvo por um nativo americano, que diz que foi o espírito do cavalo de Fran que o chamou. Ele lhe dá água, ajuda a se manter quente nas noites frias e o guia de volta à cidade. O nome desse indígena é Toto, que deixa claro para Fran que os dois "não são amigos", apesar de o estar ajudando.

Fran fica atraído pelo seu salvador, mesmo depois de retornar a sua cidade. Passa até a sonhar com as noites que passaram juntos no deserto. Ele decide que isso é porque ele não agradeceu direito ao outro e decide ir procurá-lo. A comunicação entre Fran e Toto é difícil, pois eles não falam a mesma língua, e causa várias situações engraçados. Por exemplo, quando o Toto entendeu que "obrigado" era a garrafa de uísque. Engraçado e adorável ao mesmo tempo! Conforme os dois vão passando tempo juntos, eles vão se entendendo melhor e se aproximando mais. Eventualmente, também, os fantasmas do passado de Fran (eu sempre quis escrever isso!) voltam para perturbá-lo e temos um duelo clássico dos filmes de faroeste! 

A arte é fantástica. Combina muito bem com o cenário que a autora queria e tudo é muito bem detalhado. Adoro como ela desenhou as vestimentas e a cidade, sendo que as cenas de ação no final são maravilhosas. É incrível também como dois personagens tão musculosos e masculinos conseguem ser absolutamente adoráveis, ao mesmo tempo que são grandes badasses! A Kuku Hayate conseguiu milagres nessa história. 

  

Cenários de faroeste já foram feitos e refeitos milhões de vezes no cinema e até nos quadrinhos (Tex, alguém?), mas foi a primeira vez que eu vi um mangá sobre o assunto! E um mangá yaoi ainda por cima. Achei fascinante e original. Acho que a Kuku Hayate fez um bom trabalho, tanto em retratar esse cenário como em criar personagens interessantes e desenvolver um belo relacionamento entre eles. Vou atribuir nota "9" a esse mangá e recomendo fortemente a leitura. A atenção aos detalhes é incrível. Desde o resumo na capa escrito em inglês, até o design do sumário.

A tradução em inglês é do Echochi e em português é do BL Scanlations.

6 comentários:

  1. Olá Faust, eu fiquei curiosa sobre e fui dar uma olhada, mas só tem dois capitulos? que triste, eu queria ver o resto haha
    Muito lindo a arte, e encantador a história, não é comum mesmo vermos esses cenários de filmes americanos em mangás, eu particularmente nunca vi hehe me deu até curiosidade para ver outros trabalhos dessa autora,é ótimo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Akeno! Nas traduções, por enquanto, só dois capítulos. :)
      A Kuku Hayate tem vários mangás históricos que parecem ser bons, mas a maioria não foi traduzida (e parece que nem será). Shisei Gokumon está com bastante "hype" ultimamente e o primeiro capítulo foi traduzido (para português também pelo BL Scanlations). Tsurugi to Kiri foi licenciado pelo SuBLime, é sobre assassinos e parece ser bem legal! Estou esperando entrar o próximo mês para comprar. hahaha ^_^

      Obrigado pelo comentário!
      Um abraço,

      Faust

      Excluir
  2. Oi Faust!

    Realmente uma história bem diferente das que pipocam por aí! Adorei o tema, os traços, a ambientação!
    Li os dois capítulos e fiquei com gostinho de quero mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naelyan!
      Que bom que gostou! Quando eu escrevi esse post, estava imaginando que você se interessaria mesmo. hahaha ^_^

      Um abraço,

      Faust

      Excluir
    2. Eu adoro o cenário de Faroeste. Li tantos romances de banca (harlequin!) com ambientação no velho oeste, índios x brancos que não dá pra contar...

      Ver um mangá yaoi assim fez ganhar meu dia... Torço para a tradução seja concluída ou que ele seja lançado em inglês para eu poder comprar :)

      Excluir
    3. Idem! Por isso acho que é especialmente legal um mangá yaoi nesse universo que nos é tão familiar. Dá um twist interessante! ^_^

      Um abraço,
      Faust

      Excluir