sexta-feira, 23 de maio de 2014

Haikyuu!!

Eu estou há um tempo para ler Haikyuu!! e, apesar de estar assistindo ao anime e gostando, o que me fez criar motivação foi os doujinshis da Junko. O autor da história se chama Furudate Haruichi e parece ser um autor bem novo e desconhecido.

O protagonista da história é Hinata Shouyou. Ele assiste a uma partida de vôlei, na qual um jogador baixinho, conhecido por "O Pequeno Gigante", arrasava os adversários, por sua agilidade e capacidade de pular incrivelmente alto, e fica muito interessado pelo esporte. Infelizmente, ele não encontra  muitos colegas no ginasial que estejam igualmente interessados e acaba sendo, por muito tempo, o único membro do clube de vôlei. Ainda assim, ele consegue, com um time improvisado, se inscrever para um torneio e tem o azar de enfrentar logo de cara a escola mais forte, com o jogador mais forte (e mais arrogante), Kageyama Tobio. Ainda que Hinata perca, ele deixa uma impressão forte no adversário e segue determinado a chegar ao topo, para derrotar Kageyama.

No ensino médio, entrando na escola Karasuno, ele dá de cara com Kageyama, que também está lá. Ele acabou não conseguindo uma recomendação para entrar numa escola boa com um time de vôlei forte e acabou ficando nessa escola, que já foi muito forte no passado e acabou perdendo espaço para outras. Lá, os dois são obrigados a trabalharem juntos e formam uma dupla improvável, mas muito forte. Os outros colegas e os rivais também não ficam atrás, sendo que Haikyuu!! é mais um daqueles shounen de esporte envolventes, cheio de cenas dramáticas, com partidas incríveis e jogadas impossíveis. 

Só um desabafo: eu não queria gostar de Haikyuu!!, porque eu li um outro mangá sobre vôlei há alguns anos que eu gostei muito e Haikyuu!! tem uma premissa básica muito parecida com esse outro mangá. Vou ver se comento aqui uma hora desses esse outro, mas acho que o que fez Haikyuu!! ter mais sucesso, apesar de apresentar um cenário similar, é o elenco de personagens. Eles são o ponto forte desse mangá, como em geral acontece com shounen de esportes. O Hinata, por si só, já é um personagem legal, apesar de ser o típico protagonista esforçado, mas atrapalhado, dos shounen. Mesmo os rivais e personagens mais secundários são legais. Se eu for escolher favoritos, eu diria que o Nishinoya e o Kenma foram os que mais me interessaram. O Tanaka me faz rir horrores também, especialmente quando ele tem alguma cena com o Nishinoya ou com o Yamamoto. 

  

Acho que qualquer um que aprecie um bom shounen de esporte (como Kuroko no Basuke ou Tennis no Ouji-sama) vai se interessar também por Haikyuu!!. A arte é bonitinha na maior parte do tempo, sem ser lá tão especial assim, mas as partidas de vôlei são super-bem desenhadas e dinâmicas. Minha birra com esse mangá me impede de dar uma nota mais alta que "8" para ele. Mas é um ótimo mangá! 

Eu estou lendo em inglês, com tradução do U-Prod Scanlations para os capítulos iniciais e do scanlator Casanova para os mais recentes. O anime também está bem legal e eu recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário