segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Fujoshi Kanojo.

Essa é a adaptação em mangá da light novel escrita por Pentabu. Assim, a versão mangá de Fujoshi Kanojo. pode não ser um mangá yaoi, mas acaba abordando temáticas que acho que fãs de yaoi iriam gostar e foi ilustrado pela autora Shinba Rize, que é mais famosa por seus trabalhos yaoi.

Mutou Taiga é um estudante universitário sem dinheiro (não é novidade) que está procurando por um trabalho e por uma namorada. Ele acaba vendo uma garota muito bonita numa companhia que está contratando e acaba pegando esse trabalho, com o objetivo de se aproximar da garota. Ameiya Yuiko é uma moça muito séria no trabalho, então a aproximação inicial dos dois é um pouco complicada, mas Taiga acaba conseguindo criar coragem para pedi-la em namoro. Yuiko simplesmente responde que é uma otaku e uma fujoshi, perguntando se isso não é um problema pra Taiga. Ele responde que não e os dois, então, começam a namorar, apesar de Taiga não ter nem idéia de onde está se metendo...

Depois disso, Yuiko passa a ser bem mais aberta sobre seus interesses com ele, falando sobre seus mangás favoritos e, mais importante, quais os casais que ela curte. Quando ela descobre que Taiga escreve histórias, ela fica animada e o convence a escrever uma fanfic yaoi sobre dois personagens de um shounen famoso. Taiga passa boa parte da história confuso em relação aos gostos de Yuiko e aos termos que ela usa. Esse mangá é voltado para a comédia e, de fato, há vários momentos muito engraçados. Mas é só.

A história fica só nas piadas mesmo. Quase não há um desenvolvimento do relacionamento dos dois. Apesar de eu achar tudo muito engraçado, eu estava ficando com pena do Taiga, porque a Yuiko passa boa parte do mangá sem dar nenhum sinal de que gosta dele e agindo de forma super egoísta. É um pouco chato que a Yuiko acabe sendo apenas um estereótipo ou uma caricatura de uma fujoshi. Para fins cômicos, funciona bem. O problema é que como tem o aspecto romântico, é inevitável que o leitor se pergunte PORQUE o Taiga se dá ao trabalho de insistir numa pessoa tão egoísta e que parece não se importar com ele. 

  

Ainda assim, eu gostei do mangá e me diverti lendo. A arte é agradável, mas não é nada demais. As diversas referências que a Yuiko faz à cultura otaku e, especificamente, às fujoshi são engraçadas, especialmente para quem se identifica e/ou sabe do que ela está falando. Vou dar nota "8" para esse mangá, mais pelo fator "entretenimento" ou "diversão". No quesito "história" ou "personagens", a nota desse mangá fica beeem mais embaixo.

Esse mangá foi licenciado e publicado em inglês pela Yen Press, com o título estúpido My Girlfriend is a Geek. Fácil achar as scans por aí.

2 comentários:

  1. Olá! Teria alguma de eu receber as atualizações do seu blog por e-mail ou outra forma? Gosto do seu blog mas é que eu sigo tantos blogs e por isso não consigo acompanhar todos. :/
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aki-chan!

      Desculpa a demora em te responder (acabei me afastando um pouco no final do ano)!
      Eu coloquei na barrinha aqui do lado, logo abaixo do arquivo do blog, um espaço para que possa receber as atualizações por e-mail. Espero que dê certo! Qualquer coisa, é só me avisar.

      Eu é que agradeço pelo seu comentário e pelo seu interesse pelo meu blog! ^_^ Muito obrigado!!!

      Um abraço,

      Faust

      Excluir