quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Men's Kou

Encerrando o ano com um shoujo que eu estou há um tempão enrolando pra ler: Men's Kou. Apesar de ser shoujo, a história se passa numa escola masculina e os principais personagens são os meninos dessa escola. Esse trabalho de Izumi Kaneyoshi tem 8 volumes e sua tradução foi concluída há não muito tempo.

A escola Seiho fica em um local muito bonito, à beira do mar. Entretanto, a estação de trem mais próxima é quase há uma hora de viagem, e há apenas um barco que visita o local duas vezes por dia. Então, é um lugar bem isolado do resto do mundo. Ainda por cima, a escola é interna e é somente para meninos. A ideia básica da história é "o que acontece num lugar onde esses adolescentes estão loucos por amor e por ter contato com mulheres?". Para isso, temos quatro protagonistas, com diferentes histórias de vida e personalidades, bem como os casos amorosos e familiares que os permeiam.

O personagem central da história é o Maki Chihara, um cara bonito e que costumava ser popular no ginasial, antes de vir para Seiho. O que torna a história legal é justo o ponto de vista dele. Apesar de ser um cara legal e sorridente, ele não tem medo de dar uns sopapos nos amigos e colegas dele. Além disso, ele tem uma história de amor bonita e triste durante o ginasial, o que o faz, apesar de insistir para os colegas que quer arranjar outra namorada, ter uma atitude melancólica em relação ao amor e é ele próprio que coloca barreiras que o impedem de se apaixonar novamente. Sua namorada do ginasial se chamava Harushima Erika e deixou uma grande marca em Maki, sendo que a história dos dois é muito comovente. Ele, ao longo da história, conhece outra menina com o mesmo nome, Takano Erika, essa uma fujoshi interessada por surfe, e tem dificuldades em lidar com seus sentimentos por ela. Definitivamente, Maki é o personagem mais complexo e interessante da história. Os outros (com uma exceção, como veremos a seguir) acabam parecendo caricaturas perto de um personagem multifacetado como ele.

Temos os três amigos de Maki com destaque na história também. Hanai, ou simplesmente Hana-chan, é um menino afeminado, cujos colegas o chamam de metrossexual, e interessando por hobbies femininos. No ginasial, ele costumava ter uma namorada, mais para manter as aparências, e essa é a primeira história explorada pelo mangá. No geral, o Hanai acaba mais estando nas cenas para fazer comédia, para dar um puxão de orelha nos amigos, quando eles viajam demais, ou lições de feminilidade para uma das meninas da história. Também tem o Nogami, que é inteligente, mas muito grosseiro e insensível. Ele tem uma queda pela enfermeira da escola (porque ela tem seios grandes, como ele sempre faz questão de dizer), Fukuhara-sensei, mas não sabe como lidar com isso e acaba sempre ferindo os sentimentos dela. Para completar os protagonistas, também temos o Kamiki, um cara bonito, popular, bom nos esportes e inteligente. Mesmo assim, ele é um cara de gostos simples, descuidado com a sua aparência e muito direto ao ponto, até parecendo que ele não tem senso comum. Ele é apaixonado pela filha de seu padrasto, Mana, mas tem interesse de seguir em frente e deixar seus sentimentos de lado, até porque Mana irá casar em breve. Ele é alvo dos sentimentos de Miyaji Fukuya, uma menina que mora na cidade próxima da escola. Kamiki, apesar de meio desligado, é um dos melhores amigos que Maki podia ter e o relacionamento dos dois é muito legal.

  

A trama toda é baseada nos encontros e desencontros amorosos no passado e no presente desses personagens. O que torna a história interessante são os próprios personagens e a forma que reagem às situações, mais do que as situações em si. Esse mangá acaba ficando entre o drama e a comédia, tendo momentos muito tristes e situações extremamente engraçadas. Acho que é um bom slice of life e definitivamente recomendo para quem gosta desse tipo de mangá. Vou dar nota "8".

A tradução em inglês foi feita pelos grupos Serenus-Dreamers e Transcendence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário