sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Bokura no Kiseki

Gostei? Sim. Mas Bokura no Kiseki é um daqueles mangás que dá um nó no cérebro de tão exageradamente complicado que é. A premissa é interessantíssima, mas Kumeta Natsuo podia ter sido mais amigável com o leitor!

Desde muito cedo, Minami Harusumi tem sonhos sobre Veronica, uma princesa cujo reino está a beira da destruição. Ele acredita que esses sonhos são, na verdade, memórias de sua vida passada e que, portanto, ele seria a reencarnação da princesa. Por causa disso, ele é ridicularizado e marginalizado por seus colegas. Depois de um certo incidente na escola, ele acaba descobrindo que sua vida passada não é fantasia, mas sim a verdade. Ele descobre poder usar magia e os colegas de aula que duvidavam dele acabam, aos poucos, recuperando memórias do passado e percebendo que também são reencarnações das pessoas que lutaram na batalha final no reino da princesa Veronica. Logo, alguns dos colegas de Harusumi eram seus aliados no passado, mas outros eram os agressores que atacavam seu reino. O grande mistério desse mangá é descobrir quem é o príncipe Eugene, com quem a princesa Veronica era casada, pois ele parece ser a grande chave para descobrir as motivações da guerra que levou as vidas passadas de todos os personagens à morte. 

Apesar de eu achar a trama brilhante, imprevisível e interessante, Bokura no Kiseki é sempre uma enxurrada de informações. Há mil coisas acontecendo ao mesmo tempo, mil personagens com diversas motivações dizendo e mentindo várias coisas, mil monólogos explicando as coisas e especulando sobre o passado, mil flashbacks indo e voltando, e cada personagem, ainda por cima, possui dois nomes e duas aparências - seu passado e seu presente! Assim, o mangá é muito confuso e precisa ser lido sempre com muita atenção... O que é meio difícil, porque esse mangá é longo, não parece nem estar perto do fim, e sai um capítulo novo a cada dois meses! 

Mesmo sendo categorizado como um mangá romântico, eu diria que o romance é só uma das várias tramas dessa história, mas mesmo assim é interessante. Como os personagens são tanto seu passado como seu futuro ao mesmo tempo, Harusumi era Veronica e sua atual namorada, Takao Haruko, costumava ser a guarda-costas da princesa, Rida. Outros personagens importantes são Hiroki Yuu, uma menina que diz ser Bart, um dos escudeiros em sua vida anterior; Ootomo Tatsuya que era Carlo, um importante membro da Igreja; e Zeze Ryou, o único desses alunos que decidiu que não quer saber quem ele foi na vida passada, apesar de ajudar os colegas que estão tentando recuperar as memórias. 

  

Eu gosto desse mangá e acho que é uma história bastante imprevisível, que dá seus toques de originalidade a um enredo que podia ser clichê e bem mais simples do que é. Provavelmente, eu iria gostar mais desse mangá se a história andasse um pouco mais rápido, mas, ao mesmo tempo, a história é tão complexa que não sei se teria o mesmo efeito se a autora se apressasse... Bem, vou seguir a leitura e vou dar nota "9".

A tradução em inglês começou sendo feita pelo Bliss, mas atualmente quem a faz é o Deus Ex Scans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário