sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Ano Kado wo Magatta Tokoro

Outra autora que fico surpreso por não ter comentado nada dela ainda: Kawai Touko. Foi uma das primeiras autoras de yaoi que eu li, há muito tempo, e sempre gostei bastante dos trabalhos dela. Começo hoje com Ano Kado wo Magatta Tokoro, que é um bom exemplo de uma autora utilizando-se de clichês de forma eficiente e interessante.

Kishimoto Yuuya é um estudante do colegial que está se recuperando de um acidente que lhe deixou sequelas na mão. Enquanto essas dificuldades não o atrapalham no dia-a-dia, ele não pode mais tocar piano. Um dia, ele esbarra em Kiriya Kazuaki na rua e acaba salvando a vida desse outro cara. Kiriya está muito triste por ter sido abandonado pelo homem por quem era apaixonado. Assim, Kiriya e Yuuya começam a se encontrar para compartilharem seus problemas, darem apoio um ao outro, e também, obviamente, já que esse é um mangá yaoi, terem momentos românticos juntos. Inicialmente, o relacionamento deles é mais uma "amizade estranha" do que qualquer outra coisa. Mas tudo muda quando Kiriya se torna professor substituto da escola em que Yuuya estuda. Assim, Kiriya descobre que Yuuya é bem mais novo do que ele disse inicialmente e decide terminar o relacionamento dos dois, já que agora são professor e aluno.

Uma coisa que eu gosto muito nesse mangá é que o Kiriya realmente se comporta como um adulto. É engraçado dizer isso, já que o personagem é um adulto, mas, se tratando de mangá, muitos adultos agem como se fossem crianças. Ele se mostrou um personagem cujas atitudes fazem muito sentido e parecem razoáveis. Em contrapartida, isso também se aplica ao Yuuya - as atitudes dele fazem sentindo -, mas numa lógica oposta. Fazem sentido porque ele é um adolescente apaixonado e age como tal. Até mais para o final do mangá, quando ele justifica seu relacionamento com Kiriya como "mas nós nos amamos" e fica surpreso e triste por isso não ser suficiente nos olhos dos outros adultos da história, isso mostra a imaturidade dele. 

Ambos os personagens dessa história são bem construídos e interessantes. Acho legal como o Kiriya muda sua atitude, por saber que ele está, agora, em outro papel e precisa de uma determinada postura para agir de forma adequada. Minha única crítica quanto aos personagens é que alguns momentos foram muito repetitivos (trocentas cenas com o Yuuya com ciúmes do Kiriya) e que não foi dado ao leitor acesso aos pensamentos do Kiriya, o que eu acho que tornaria a história ainda mais rica e interessante do que é.

  

Muita gente gosta da arte da autora, muita gente não gosta. Pessoalmente, eu gosto, ou, devo dizer, a arte não me incomoda e de forma nenhuma denigre a qualidade da história. Gostei da construção dos dois personagens e da forma que o relacionamento deles evoluiu. Esse mangá serve bem para demonstrar o quanto uma história clichê nas mãos de uma boa autora pode se transformar. Eu já comentei outro mangá parecido, mas a forma que suas autoras os trabalharam os tornaram diferentes. Isso faz sentido? De qualquer forma, nota "8" para esse mangá.

A tradução em inglês foi feita pelo pessoal da Toko Kawai's Community no Livejournal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário