quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ahiru no Oujisama

A Morinaga Ai é uma das autoras dos mangás shoujo que não cai no clichê "menino canalha acaba conquistando a menina que ele tanto pentelhou". Na verdade, os mangás dela (pelo menos os mais famosos) são o exato oposto disso. No caso, ainda sobre a temática "Makeover", vou comentar um mangá um tanto controverso dela: Ahiru no Oujisama.

Shiratori Reiichi é um patinho feio. Baixinho, usa óculos fundo de garrafa, sardento, cabelo estilo capacete... Suas irmãs têm vergonha de terem um irmão tão feio e seus colegas de aula não chegam nem perto dele. Ele acaba conhecendo, então, Itou Yumiko, uma menina muito bonita e que o trata super-bem. Naturalmente, logo Reiichi se vê apaixonado por Yumiko, mesmo depois de ela ter dito que acha ele fofo porque ele é parecido com o cachorro dela, Mister. Ela, entretanto, logo precisa ir morar no exterior e pede a ajuda de Reiichi para encontrar seu cachorro que fugiu. Ele não só o encontra como o salva de ser atropelado, o que faz ter um sonho estranho no qual conversa com Mister. No sonho, o cachorro diz ser um príncipe enfeitiçado que pode tornar um desejo de Reiichi realidade. Assim, ele pede para ser uma pessoa bonita na próxima vida. Entretanto, ele não morre. Passa alguns meses em um coma e, misteriosamente, acorda agora um cara muito bonito.

Em sua nova escola, Reiichi agora é adorado e admirado pelos colegas por causa de sua beleza. Lá ele também reencontra Yumiko e acaba não tendo coragem de revelar para ela quem ele realmente é. O cachorro Mister, ou Príncipe Edward, também revela que não foi apenas um sonho e que ele realmente transformou Reiichi, por ter pena dele por ser tão feio. Ele também acaba descobrindo que sempre que tenta tocar Yumiko acaba voltando a sua forma original. Para completar, acidentalmente Reiichi se torna namorado de outra garota, sua senpai Omae Rikako (que é a personagem que eu mais gostei nesse mangá). Takamura-sensei e a exorcista Okumura, colega de Itou, são dois personagens secundários que, além de estarem na mesma escola que Itou e Reiichi, também tem um relacionamento com o Mister, em função de quem foram em suas vidas passadas.

Como não poderia deixar de ser, já que é um mangá da Morinaga Ai, ela abusa e sacaneia o protagonista de todas as formas! O primeiro beijo dele é com um cachorro! Ele leva uma surra da Omae! Ele é abusado fisicamente e sexualmente pela irmã! Ele descobre que suas irmãs não são suas irmãs de sangue! Nada se salva na vida do coitado. Não admira que ele viva e se dedique somente à Yumiko. Aliás, o fato de ele ter sido estuprado por uma de suas irmãs é o que torna esse mangá controverso. Depois de terminar com seu namorado, Ran estava triste e decidiu usar do Reiichi para se consolar... Dizendo para ele "se não quiser se machucar, fica quieto" e "se não parar eu vou te amarrar". Alguns leitores acharam engraçado e sexy. Outros acham que é impossível uma mulher estuprar um homem, então tudo bem. E alguns outros acharam horrível ter isso no mangá e ter sido tratado a tom de piada. Adivinha qual minha opinião? Pois é. 

  

Apesar de eu achar os personagens da Morinaga Ai malvados e abusivos demais, eu em geral consigo aceitar os mangás dela como uma paródia, uma inversão de papéis que usualmente existem em outros mangás. O relacionamento da Ran com o Reiichi e o modo como o Reiichi sofreu ao longo dessa história deixaram esse mangá menos divertido para mim. Ele é engraçado? Claro, muito. Eu ri um monte da cena que o Mister beija o Reiichi, só para citar um exemplo, mas talvez um pouco demasiadamente cruel para o meu gosto. Vou atribuir uma nota "7". A arte é bonita, padrão Morinaga Ai. Meninas bonitas, bishounen... E alguns personagens bem bizarros também.

Vários grupos traduziram esse mangá para o inglês. Inclusive até foi licenciado, mas a companhia faliu antes de findar a publicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário