segunda-feira, 21 de julho de 2014

I-Revo

Mais um mangá do tema "Makeover". Eu adoro um bom mangá shounen, mas algo que eu acho muito interessante é quando o (a) autor (a) resolve usar uma menina de protagonista. O mesmo nos shoujo com meninos como protagonistas. Foi procurando por um shounen com uma protagonista que eu encontrei I-Revo: Ice Revolution. Além disso, é um mangá que fala sobre patinação no gelo, um tema que já não é tão usual. Os autores são Tsutsumi Aya no roteiro e Takemura Youhei na arte.

A protagonista da história se chama Oosawa Masaki. Ela é uma menina, apesar da maior parte das pessoas (inclusive sua família) não vê-la como tal. Isso acontece porque Masaki é filha de um mestre de karatê e sempre praticou o esporte, sendo muito talentosa, e acaba sendo bastante masculina, no seu jeito de agir e se vestir. Um dia, ela é salva de um acidente por um garoto e acaba se apaixonando imediatamente por ele, pois ele parece um príncipe (na verdade, ela o chama de princesa!). Infelizmente, Misaki não lembra de perguntar o nome dele, ou de que escola ele é... Mas ela vê que uma colega carrega o mesmo tipo de mochila que aquele garoto carregava e tenta convencê-la a falar o que aquela mochila é. Assim, ela descobre que se trata de uma bolsa para carregar patins de gelo e que sua colega é uma talentosa, mas muito quieta, patinadora chamada Katakura Saaya.

Ela também conhece Saionji Tarou que se oferece para ser o treinador de Masaki, pois ele fica admirado pela habilidade esportiva dela. O problema é convencer seu pai... O que não acaba sendo um grande desafio, já que Masaki consegue argumentar que a patinação pode lhe ensinar habilidades a serem aplicadas no karatê e Katakura mostra um chute fantástico. Na mesma escola de patinação, também estuda o príncipe, ou Tachibana Kaoru. Como todo mundo, ele também acha que Masaki é um menino e fica muito empolgado em tê-la como rival. Masaki inicialmente, por querer se aproximar de Kaoru, não desmente o engano, mas sente-se triste por ele achar que ela é um menino. Por isso, ela procura um salão de beleza famoso para ganhar um "makeover" e se tornar alguém mais feminina.

Aí entra a minha personagem favorita na história: Nao. Ela é a dona do salão e revela que é uma transexual e que também sofria muito por ser considerada um homem, apesar de se sentir uma mulher. Acho que uma das frases mais legais desse mangá é dela: "Uma vez que eu me tornei quem eu queria ser, eu finalmente consegui me achar. Eu estava feliz. Foi como se o mundo todo tivesse mudado completamente de uma vez. Ainda que só fui eu quem mudou!". Enfim, ela dá o "makeover" que nossa protagonista queria. Masaki, precisa então aos poucos descobrir que não adianta sua aparência física mudar, mas ela precisa se esforçar para se tornar quem ela realmente quer ser.

Esse mangá me lembra bastante Inari, Konkon, Koi Iroha., que também é um shounen com protagonista feminina. Ambos ficam exatamente na linha entre um mangá shounen e o shoujo. Existem elementos de ambos os gêneros nessas duas histórias (ainda que Inari esteja um pouco mais inclinado para o romance do que I-Revo). Acho que a Masaki é uma protagonista bem fácil de gostar e de torcer por. Ela é determinada, desajeitada, divertida... Uma espécie de Cinderela as avessas, tendo tanto o Nao como o Tarou como suas fadas madrinhas. O romance fica em segundo plano, dando lugar ao desenvolvimento da Masaki como atleta, mas os momentos que há são bem bonitinhos, ainda que sejam de um relacionamento de amizade e não de amor romântico. 

  

Acredito que esse mangá teve seu final apressado, em função de um cancelamento ou algo assim. Uma pena, porque é um mangá carismático, leve e muito divertido. A arte é bonita e bastante eficiente, especialmente nas cenas de patinação. Gostei muito da narrativa explicando a rotina dos personagens, enquanto eles fazem as acrobacias de patinação, bem como alguns movimentos "estilizados" para representar a peça (tipo a Masaki com um saco de dinheiro, quando ela apresenta Robin Hood). Vou dar nota "9" e realmente lamento que tenha terminado tão cedo. Era um mangá com muito, muito potencial. É uma pena mesmo... Há um forte elenco de personagens, tanto principais como secundários, e eu gostaria de saber mais sobre cada um deles...

Esse mangá teve, praticamente, cada capítulo traduzido por um grupo diferente em inglês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário