segunda-feira, 7 de julho de 2014

In These Words

In These Words é famoso por aí. Talvez especialmente famoso porque as autoras conseguem derrubar qualquer site que o coloque para download, inclusive o 4chan, que é uma terra de ninguém cheia de anônimos. Eu comprei meio sem saber o que esperar (porque eu não sabia que era famoso) e acho que esse trabalho da dupla Guilty Pleasure tem vários méritos.

Asano Katsuya é um psiquiatra que é contratado para traçar o perfil e conseguir uma confissão do serial killer Shinohara Keiji. Foi o próprio assassino que pediu que Katsuya fosse o responsável por seu caso. Dado as circunstâncias únicas do caso, Katsuya também é submetido a circunstâncias únicas para ter contato com o assassino. Uma casa trancada e apenas um policial guardando-a, com uma consultório para interrogar Shinohara. Para completar, Katsuya tem frequentemente pesadelos sobre ser mantido em cativeiro, estuprado e torturado por um homem misterioso sem rosto. A grande dúvida inicial é: esses pesadelos são memórias, fantasias ou premonições? Ou Katsuya está enlouquecendo ao empatizar com as vitimas do assassino, que foram brutalmente assassinadas?

Eu confesso que logo de cara eu gostei da ideia, mas impliquei com várias coisas. Achei o máximo um mangá de investigação e a perturbação emocional do Katsuya. Essa história da casa no meio do nada com um serial killer me pareceu meio estranha, até nonsense. Decidi aceitar a premissa como era, para conseguir apreciar a história. Aí vem o capítulo 8 e dá uma bofetada na cara do leitor, o que faz tudo fazer sentido... Por um lado. Por outro, deixou a história mais confusa ainda e me fez questionar o que essas autoras estão tramando?

Os dois protagonistas da história, Katsuya e Shinohara, são muito interessantes por si só. Especialmente o Katsuya: ele é inteligente, sarcástico, audacioso... Mas não é infalível. Assim como o Shinohara se mostra um psicopata: sedutor, bem falante, inteligente... E extremamente violento e perturbado. As tirinhas em chibi no final do volume me deixaram mais perturbado que o mangá. Tipo, eu entendo um mangá que é feito para ser brutal, violento e perturbador. Só que aí as autoras desenham os personagens em chibi e brincam sobre o Katsuya se tornar a esposa de Shinohara, concluindo que isso daria muito trabalho e que é mais fácil sequestrá-lo mesmo. Como assim?! Foi um baita corta clima!

  

A arte é maravilhosa. Sério, muito linda. É detalhada e combina perfeitamente com o cenário obscuro e perturbador que as autoras estão desenvolvendo. Acredito que um leitor procurando algo sério e brutal vá se interessar por In These Words. Acho que quem não consegue ler um mangá com violência explícita deve passar longe dessa história. Apesar de alguns problemas, é um mangá bem construído e interessante, com uma premissa razoavelmente original (Simplex Deadlock Gaiden mandou um beijo), por isso, nota "9".

Esse mangá foi licenciado e é publicado pela 801 Media. Além disso, é possível adquirir os capítulos individuais cheios de extras diretamente com as autoras, através do site delas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário