quarta-feira, 2 de julho de 2014

Mabataki no Aida

Preciso terminar de ler um livro da Judith Butler para amanhã e estou aqui debatendo mentalmente se devo criar ou não a categoria "shounen ai" para o blog. Eu incluo tanto histórias leves (como Slow Starter) até as que são puramente pornográficas (tipo Ochiru Seija no Seppun) na categoria "yaoi", porque eu tenho dificuldade em traçar a linha entre esses dois. Só que agora eu li Mabataki no Aida e não sei o que fazer. Essa história, assim como Antique Bakery e Kinou Nani Tabeta? é um shounen ai levíssimo. Vou classificar como "yaoi" e "josei" temporariamente, até eu decidir como resolvo a questão dos marcadores. É um mangá da tal Sugu Neruko, de quem eu nunca ouvi falar antes (mas já adoro imensamente).

Hideaki (ou simplesmente Hide) muda-se para uma cidade nova com seus pais e tem dificuldades em fazer amigos, ficando solitário. Assim, ele conhece Harumi (ou apenas Haru), quatro anos mais velho, que se torna seu melhor amigo e companheiro de brincadeiras. Conforme os dois vão crescendo, os sentimentos de Hide em relação a Haru começam a mudar de amizade para amor. Ele procura esconder isso, em função da amizade, mas quando Haru anuncia que está para se casar, Hide cessa todo seu contato com ele. Cinco anos depois, os dois acabam se reencontrando. Haru está agora beirando seus trinta anos, viúvo e com uma filha pequena, Mina. Hide, assim, decide se reaproximar novamente de Haru e fazer tudo que puder para ajudá-lo, uma vez que ele sempre quis trabalhar com crianças. Essa nova reaproximação traz de volta os sentimentos de antes.

Em geral, as coisas se complicam quando aparece um terceiro personagem na história. No caso, Kuroda é o ex-namorado de Hide, que ainda tem sentimentos por ele. Nesse caso, é o contrário. Kuroda acaba conseguindo dar um empurrão no relacionamento dos dois, fazendo com que Haru fique ciente dos sentimentos de Hide por si. Ainda assim, Haru perdeu a esposa a pouco tempo e sente que ainda é muito cedo para se permitir começar um novo amor. Ele se desculpa com Hide e os dois seguem um relacionamento de amizade. 

  

Esse mangá tem um ar bastante melancólico e triste, bem como a história vai se desenvolvendo lentamente. Acho que a autora trabalha muito bem a atmosfera. Também é importante ressaltar o quão "reais" as atitudes dessas personagens soam. Você pode culpar o Haru por não estar pronto para um novo amor? Você pode culpar o Hide que, por mais que ele compreenda isso, se sente ansioso para ficar junto com quem amou por tanto tempo? Acredito que esse mangá é muito interessante, por isso vou dar nota "9". Apesar de eu adorar a arte, se eu fosse fazer uma crítica (e eu vou!), diria que o Haru é desenhado demasiadamente velho. A diferença de idade entre ele e o Hide não é tão grande e ele não é tão velho assim.

Esse mangá está sendo publicado simultaneamente no Japão e nos Estados Unidos, através do aplicativo MangaBox. Eu usei a versão de Android e achei bom... Entretanto, o layout é confuso e só é possível ler os primeiros cinco capítulos e os capítulos mais recentes. Ou seja, o meio da história fica faltando, a não ser que você pague. O pior? O layout é tão confuso, que eu não descobri como funciona a opção de pagar para ter acesso (simplesmente não achei). Claro, há algumas alternativas não-oficiais (só jogar o nome do mangá no Google)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário