quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Honto Yajuu

Como eu ainda não falei de nenhum mangá da Yamamoto Kotetsuko? Eu sempre me esqueço se já li ou não os mangás dela... Como eu não tive tempo de reler os outros mangás dela que, de fato, precisam de um comentário para que eu não os esqueça, vou falar do mangá dela que eu acho que é mais memorável e divertido, Honto Yajuu.

Mangás que mostram uma visão mais amena da yakuza não são raros... Só que Yamamoto Kotetsuko foi muito feliz nesse mangá. Ueda Tomoharu é um policial. Ele sempre gostou de conhecer e observar outras pessoas interessantes, mas nunca se atraiu especialmente por alguém. Um dia, ele acaba ajudando na captura de um ladrão de roupas de baixo. O alvo desse ladrão e a pessoa que ele ajudou é Gotouda Aki, herdeiro de uma família yakuza. Aki se sente automaticamente atraído por Ueda, seu salvador, e se declara por ele. Apesar de um pouco relutante no início, Ueda acaba se envolvendo num relacionamento super-apaixonado por Aki, mesmo sendo um policial. Ele, assim, acaba também envolvido nos perigos de conviver com um yakuza. Aki, sendo o yakuza que é, está longe de ser uma donzela indefesa. Na verdade, em vários momentos, é ele quem ajuda Ueda. Ele é forte... E muito pervertido. Não tem um capítulo desse mangá (ok, deve ter tipo dois ou três) em que os dois não acabem na cama. 

O elenco de apoio desse mangá cresce com o passar dos capítulos... A maior parte deles é relacionado ao Aki: membros de seu grupo da yakuza, familiares, ex-amantes, etc. Também vemos a família do Ueda e seus colegas de trabalho. Uma coisa que me preocupa um pouco é que nos capítulos mais recentes temos a aparição de outros casais. Hidaka e Koyama, dois estudantes que acabam tomando Aki e Ueda como seus conselheiros amorosos. Eu não me interesso tanto pelo relacionamento dos dois, pessoalmente. Não acho lá grande coisa. Também aparece alguém, Kisaragi, interessado pelo senpai de Ueda na polícia, Yamase. Estou levemente interessado no romance deles, até porque o senpai sempre foi um personagem bastante secundário na história, mas que gradualmente tem se tornado mais "personagem" e menos "elemento decorativo do cenário". O que me preocupa em relação a isso é 1) a retirada do foco dos personagens que queremos ver e 2) o relacionamento de Ueda e Aki é tão estável e apaixonado que os conflitos que surgem acabam sendo irrelevantes, o que faz a autora ficar inventando coisas repetitivas para movimentar a história (enfiando mais personagens/casais na trama e repetindo os mesmos conflitos). Não sei, por mais que eu adore Aki e Ueda, estou ficando com a sensação de que esse mangá já pode acabar. Ou melhor, já poderia ter acabado. E parece que a autora também está com a mesma sensação, pois entre o capítulo 15b e o capítulo 16a teve um hiato de quase um ano...

  

Em suma, eu acho que Honto Yajuu é bom, mas overrated e arrastado. Ri muito com Aki e Ueda no início, mas agora vejo cada vez mais as coisas se repetindo e ficando enjoativas. A arte da Yamamoto Kotetsuko é uma gracinha e isso não é novidade.... Esse mangá também é bem explícito, como eu já apontei, até porque o Aki tem um apetite sexual inesgotável. Eu recomendo a leitura, sim, mas estou ficando preocupado com o futuro desse mangá. Nota "8".

Tradução em inglês está sendo feita atualmente pelo September Scanlations.

Nenhum comentário:

Postar um comentário