quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Switch Girl!!

Ao contrário de Heroine Shikkaku, que eu comecei a ler com muitas expectativas, Switch Girl!! foi um mangá que eu baixei só pra ler no ônibus enquanto vou pro hospital e comecei a ler sem esperar nada da história. Só por subverter as heroínas de shoujo, com seus olhos gigantes, inocência e personalidade de uma porta fechada, a autora Aida Natsumi já ganha um thumbs up meu. 

A protagonista da história é Tamiya Nika. Ela é bonita, carismática e popular na escola. A aparência dela é elogiada pelos colegas e ela está sempre na moda. O que seus colegas nem imaginam é que ela, na verdade, dá muito duro para manter essa imagem perfeita. Em casa, ela não podia ser mais relaxada... Ela usa óculos, usa um penteado esquisito, fica atirada por aí de pijama e jogando video-game. Ela é "vulgar" (na falta de um termo melhor) de um jeito que a faria ser imediatamente aceita pelos personagens de Gintama como um do time. Sério, algumas coisas que ela faz me fizeram rir mais de constrangimento do que por achar graça. Em contrapartida, eu acho isso positivo, porque mesmo que existam mangás abordando essa diferença da aparência com a personalidade da protagonista (por exemplo, Horimiya), acho que nenhum tinha se arriscado a retratar uma personagem de shoujo de uma forma tão... Porquinha. De certa forma, isso até é possível de criar uma identificação com o leitor, mais do que uma heroína perfeita, porque acho que até a mais arrumada das garotas tem um momento que "desliga" sua perfeição e relaxa em casa de pijama, descabelada, de cara lavada e come brigadeiro de colher direto da panela, enquanto assiste uma novela mexicana bem trash (qualquer semelhança com a minha irmã não é coincidência. Ainda bem que ela não lê esse blog!).

Ok, voltando ao ponto: o título desse mangá vem dessa mudança de atitude de Nika: Switch On é quando ela liga o modo perfeito e Switch Off é sua aparência relaxada em casa. Ela acaba conhecendo alguém que também tem uma personalidade Switch On/Off: Kamiyama Arata, o aluno transferido em sua escola. A questão é que a personalidade dele é reversa: a aparência dele é relaxada na escola, justo pra evitar as meninas, e ele é muito bonito quando está fora da escola. Além disso, ele descobre o segredo de Nika (é claro). O Arata começa a história como um típico protagonista de shoujo: arrogante, indiferente e lobo solitário. Em defesa dele, em nenhum momento ele é babaca como a grande maioria por aí e quando ele age mal (tipo em relação a peça de teatro) ele tem a noção e a decência de se desculpar. O relacionamento que ele estabelece com a Nika é divertido, sendo que é hilário ver como o Arata acaba preso no furacão que a Nika pode ser, especialmente na sua personalidade "Off" (o capítulo que ele vai comer com a família dela é de chorar de rir... Pena do Arata!). 

  

Esse mangá é tão divertido que até os vilões que aparecem são toleráveis e engraçados. A arte é bonita e vai ficando cada vez mais refinada ao longo do mangá. Assim como Heroine Shikkaku e outras comédias por aí, a autora muda constantemente o estilo para fazer graça, especialmente quando a Nika está no modo Off. Ainda não terminei de ler, mas estou curioso para ver onde essa história vai acabar. Acho que nota "7" é adequada, mas posso mudar de idéia.

Quem traduz esse mangá para o inglês é o Transcendence. Descobri que existe um J-Drama baseado nesse mangá. Apesar de eu raramente assistir J-Drama, acho que vou TER de assistir a esse. Estou curioso para ver, porque parece muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário