segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Tonari no Kaibutsu-kun

Que perigo! Quase fiquei sem ter o que postar de novo! Eu sei que há bastante gente que visita esse meu cantinho só para ouvir comentários sobre yaoi... Lamento informar, mas sigo encantado pelos mangás shoujo. A leitura que eu terminei recentemente é Tonari no Kaibutsu-kun, da desconhecida autora Robico.

Mizutani Shizuku possui um objetivo: ter um emprego que pague muito bem. Por isso, a única coisa com a qual ela se preocupa é com as suas notas, não fazendo nem um pouco de questão de ter amigos. Um dia, ela recebe a tarefa de entregar uns materiais para um colega (não de graça, é claro). Esse colega é Yoshida Haru, um cara que se meteu em uma briga no primeiro dia de aula e sumiu da escola desde então. Com esse contato com Shizuku, Haru fica decidido que os dois são, agora, amigos.

Haru, apesar de violento, é inocente. Seus amigos roubam dinheiro dele e ele acredita em tudo que lhe dizem. Ele está desesperado por fazer amigos e em ter uma vida normal na escola. Shizuku não poderia se importar menos com ele, mas, mesmo assim, ele diz estar apaixonado por ela... Aí começa o fenômeno que o TvTropes chama de "Defrosting Ice Queen" (ou "derretendo a Rainha do Gelo")... Que é lento, gradual e cheio de idas e vindas. Haru volta e meia mete Shizuku em problemas, e em vários outros momentos ela precisa decidir se se importa mais com Haru ou com suas notas. Outros personagens muito legais começam a aparecer: Sasayan, um colega de aula super divertido (e que é escanteado na maior parte do tempo); Natsume, uma menina bonita que quer fazer amigos (e que é muito parecida com várias outras personagens de shoujo, começando pela protagonista de Ao Haru Ride); Oshima, a representante de classe que é apaixonada pelo Haru (idem a Natsume... Muitas assim!); Yuuzen, o misterioso irmão de Haru; e o Yamaken, o amigo-só-que-não do Haru (ou, como diriam drag queens, eles são "frenemies") que também começa a desenvolver sentimentos pela Shizuku (ou não). Acho que alguns pontos desse mangá foram divertidos, mas, ao mesmo tempo, ele depende de um monte de clichês, heim? Tudo bem. Foi uma leitura divertida.

Vou comentar o final do mangá nesse parágrafo, então estejam avisados que vai ter SPOILERS (obviamente)! Bem, eu me questionei muito nesse mangá se eu gostei ou não da Shizuku e do Haru juntos. Isso porque eu realmente gosto do Yamaken e em vários outros mangás que eu comentei aqui dá para perceber que eu tenho a tendência a torcer pelo "segundo cara" (ou seja, o rival que todos sabem que não tem chance de ficar com a mocinha). Eu achei que o Yamaken e a Shizuku tinham uma boa química e seria inovador ver um casal com personalidades tão parecidas. Entretanto, talvez isso tornasse a história chata (ou não, porque Usotsuki Lily tem um casal com personalidades parecidas e é super-divertido). Outro ponto é se o Yamaken realmente merecia ficar com a Shizuku. Ele, de início, só está tentando sacanear o Haru... Fazendo bullying quando eram crianças, extorquindo dinheiro e, finalmente, tentando roubar a namorada dele. Pra mim, o Yamaken consegue se tornar um personagem mais simpático ao longo da história, mas talvez não fosse uma boa mensagem o "bully" ficar com a garota. O principal ponto a favor do Yamaken, eu acho, é que os sentimentos do Haru em relação à Shizuku são complicados para dizer o mínimo. Ele é dependente dela, de uma forma que pode não ser muito saudável... Além disso, acho que o Haru e a Oshima poderiam ter construído um relacionamento saudável e bonitinho. Esses conflitos me acompanharam ao longo de todo mangá, mas, no final das contas, acabei chegando à conclusão que a mangaka fez o final certo... Ou, pelo menos, o mais congruente com o desenvolvimento da história.

  

Tá, esse post já está grande demais. Eu gostei bastante do mangá no início, achei que ficou arrastado pra caramba (sempre mais do mesmo, os mesmos conflitos e problemas se repetindo) e terminou bem, apesar das ressalvas que eu fiz no parágrafo acima. A arte é uma graça. Eu adoro o jeito que a mangaka desenha tanto os meninos quanto as meninas. A Shizuku foi uma protagonista que eu gostei muito: tsundere, determinada e muito inteligente. É legal ver um shoujo com uma menina tão forte. Vou dar nota "8" para o mangá, porque foi uma leitura que eu apreciei... Na maior parte das vezes.

Os dois grupos que traduziram esse mangá para o inglês são Loyal Kiss e Titania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário