sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Barakamon

Owwwn, eu gostei tanto desse mangá! Eu assisti ao anime e amei, agora peguei o mangá de Barakamon para ler e amei mais ainda. Pena que foi licenciado, então só tem os três primeiros volumes na internet... A autora se chama Yoshino Satsuki e logo eu vou falar de outro mangá dela aqui também!

Handa Seishuu é um calígrafo que já ganhou alguns prêmios e que conquistou um certo renome para si. Entretanto, o curador de uma exposição de arte critica a técnica de Handa em caligrafia, insultando-o e fazendo com que Handa, por impulso, lhe dê um soco na cara. Isso faz com que o pai de Handa o mande para uma ilha remota, Goutou, para adquirir experiências e poder repensar sobre sua arte (e sobre si mesmo!). Lá ele começa a experienciar a vida rural junto dos habitantes do local,  no início a contragosto, mas gradualmente se afeiçoando mais e mais ao local. A vida dele na ilha é surpreendentemente movimentada, especialmente porque as crianças do lugar decidiram que a casa de Handa, ou "sensei", como elas o chamam, é sua "base".

A grande estrela desse mangá é a pequenininha Kotoishi Naru. Ela tem apenas sete anos e é uma menina alegre e muito esperta, que acaba gostando muito de Handa logo de cara. Ela sempre o acaba envolvendo em suas brincadeiras e criando caos. E é a personagem mais fofa! Ever! Também tem as duas meninas do ginasial, a atlética Miwa e a fujoshi Tama, que participam das brincadeiras e gostam de atormentar Handa. Aliás, Tama, inclusive, shippa Handa com um vizinho deles, Hiroshi, que, meio a contragosto, também ajuda muito Handa, por vê-lo como uma pessoa incapaz de se cuidar sozinha.

Quem iria imaginar que um mangá sobre caligrafia seria tão bom e chegaria a ser um dos mais vendidos no Japão, heim? O melhor de Barakamon são seus personagens. Handa por si só já é muito engraçado e caótico, mas os nativos do lugar também divertem muito!!! A história é simples e justo por isso é uma leitura tão relaxante e tranquila, cheia de momentos engraçados. 

  

Outro aspecto que eu gosto muito em Barakamon é o crescimento dos personagens, sobretudo do Handa. Claro, é gradual e cheio de idas e vindas (como os outros personagens dizem, Handa é um cara sensível), mas ele aos poucos vai aprendendo mais e mais enquanto vive na ilha e crescendo como pessoa e como artista. Eu também gosto muito do estilo de desenho da autora (o anime conseguiu replicar muito bem, vale a pena dizer!). Barakamon é uma definitiva nota "10" pra mim.

Eu li em inglês no mangafox a tradução dos grupos Bliss e Village Idiot. A editora VIZ está publicando o mangá em inglês e eu queria poder comprar os ebooks, mas na Amazon é muito caro e na Cultura só tem os três primeiros volumes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário