sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Gintama

Eu estava tentando me decidir se valia a pena falar de Gintama ou não. Quer dizer, é um mangá tão famoso... Eu acho que todo mundo, praticamente, conhece já. Tem até o anime no Netflix! Mas, além de eu ter decidido ler desde o início de novo e estar com vontade de falar sobre, acho que, às vezes, um post aleatório desses pode ser o empurrãozinho que alguém precisa para ir lá e ler um mangá famoso.

O problema de Gintama é que, apesar desse mangá ser demais, o enredo é muito louco, então acho que isso acaba assustando as pessoas às vezes... Bem, o enredo se passa no período Edo. A humanidade foi atacada por aliens chamados "amanto" e os samurai do Japão lutam uma guerra contra os aliens, mas o shogun acaba se rendendo aos aliens e faz um acordo com eles, que se integram ao país e destituem o poder que os samurai previamente tinham. Se torna proibido carregar espadas e poucos grupos rebeldes ainda resistem à invasão.

Mas o protagonista da história é Sakata Gintoki. Ele, quando era mais jovem, foi parte desses grupos rebeldes, mas agora ele mora em Kabukichou e tem uma negócio de ser um "faz tudo" no lugar. Ele acaba ajudando o adolescente Shimura Shinpachi a salvar sua irmã Tae e o dojo de sua família. Shinpachi se torna, então, o aprendiz de Gintoki na sua loja. Logo, eles também acabam tendo mais um membro: Kagura, uma alien com força sobre-humana. Os três fazem trabalhos variados e enfrentam o constante desafio de pagar o aluguel no prazo.

Os amigos de Gintoki na época que ele fazia parte do movimento rebelde, Katsura Kotarou e Sakamoto Ryouma, ocasionalmente aparecem para envolver o Gintoki em problemas, sendo que a maior parte desses envolvem o Shinsengumi, uma força policial especial a serviço do shogun e contra terroristas como os amigos de Gintoki. Deles, se destaca o lider Kondo Isao, que é apaixonado pela irmã de Shinpachi; o super-sádico Okita, que adora lutar com a Kagura; o ninja/jogador de tênis Yamazaki Sagaru; e o vice-comandante demoníaco Hijikata Toushirou que é um dos principais rivais de Gintoki. Eu podia ficar para sempre citando personagens legais de Gintama (porque há muitos!), já que eles são, além da comédia e das cenas de ação surpreendentemente boas, o principal motivo de eu ler esse mangá. 

  

Gintama consegue tanto ter momentos de chorar de rir, quanto momentos dramáticos. Além disso, a história geralmente é episódica, com o "trabalho" ou "problema" do dia, mas ocasionalmente Gintama tem histórias mais sérias e profundas, sendo que a maior parte delas é sobre Takasugi Shinsuke, um antigo amigo de Gintoki que agora é um dos principais vilões de Gintama, por ser extremamente violento. A arte de Gintama melhorou muito ao longo dos capítulos e é muito, muito legal como o autor consegue tanto desenhar coisas bonitinhas como criaturas simplesmente grotescas. Pra mim, Gintama é um favorito absoluto e é um dos mangás mais divertidos de ler que existe, apesar de os 500+ capítulos serem intimidadores. Nota "10", é óbvio!

Milhões de grupos traduzem esse mangá pela internet, então é facílimo de baixar. Eu acho muito estranho ainda não terem licenciado... Será que por ser um mangá de paródia com um humor muito peculiar e ser tão longo as editoras brasileiras têm medo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário