segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Himekoi

Uma coisa que acontece muito comigo em shoujo, mas não em yaoi, é querer que o protagonista faça casal com outro personagem e não com o que o autor escolheu pra ele. Himekoi é um dos poucos mangás yaoi com o qual eu fico insatisfeita com o final, apesar de ser um ótimo mangá e de o final fazer bastante sentido e ser bem real. Afinal, nem sempre o romance que você sonhou é o que acontece, né? Tá, eu estou antecipando as coisas! Deixa eu falar a história básica primeiro.

Okada lembra vagamente que um colega seu de aula veio puxar assunto com ele e ficou decepcionado quando Okada falou que iria estudar em outra escola no ano seguinte. Anos depois, agora no colegial, os dois se reencontram. Okada não reconhece seu ex-colega, Yoshikuni, mas percebe que ele o trata de forma estranha. Interessado por Yoshikuni, Okada começa a observá-lo e a tentar se aproximar dele, especialmente depois de descobrir que Yoshikuni é gay. Os dois eventualmente conseguem declarar seus sentimentos um pelo outro e começar um relacionamento.

Vários anos se passam e a história agora mostra os dois como um casal estável, dividindo um apartamento e cuidado de suas vidas. Aqui que ela fica interessante, porque é mostrado ao leitor que Seita, o melhor amigo de Okada desde o colegial, é apaixonado por ele e Yoshikuni sabe disso. Enquanto Seita tenta seguir em diante e aceitar que Okada nunca irá retribuir seus sentimentos, ele, ao mesmo tempo, sente alguma esperança de que algum dia seus sentimentos possam ser aceitos. Yoshikuni, por sua vez, se sente ameaçado por Seita e se preocupa que Okada - que não está sabendo de nada disso - possa acabar descobrindo e aceitando os sentimentos de Seita.

Viram? As coisas ficam interessantíssimas!! Mas aí... Acaba. De uma forma extremamente vaga e sem graça. Eu li no My Reading Manga e pelo que eu vi nos comentários, o pessoal teve a mesma impressão que eu: tá, cadê o resto? O que torna essa história especialmente triste é que parece que o Seita não tem a resolução que ele merecia para seus sentimentos... Normalmente, num mangá yaoi, a autora faz uma continuação para o personagem que sobra num triângulo amoros (como, por exemplo, esses dois mangás da Yamamoto Kotetsuko) para dar um "encerramento" para ele.

  

Mas... Como eu disse no começo, nem sempre a vida é assim, né? Talvez o final de Himekoi, apesar de não satisfazer muito, faça sentido e seja muito real. Eu acho as ilustrações de Kujou Aoi muito bonitas, mas a arte desse autor é meio estática demais e pouco expressiva, não sei...  Ou, melhor, talvez os personagens dessa história não tenham sido personagens muito expressivos. Bem, vou dar nota "8", porque esse mangá, independente de qualquer coisa, consegue ser inusitado.

A tradução em inglês foi feita pelo Attractive Fascinante e aparece uma versão em espanhol na primeira página quando se procura pelo título no google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário