quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mainichi Seiten!

Eu estava feliz deitada na cama pra dormir quando lembrei que não tinha visto o novo episódio de Gintama ainda... Como já me levantei mesmo, resolvi aproveitar pra começar a ler Mainichi Seiten! já que esse é o primeiro título de uma série longa envolvendo a mesma família. As autoras são Ninomiya Etsumi, que desenha, e Sugano Akira, que escreve a história.

Mainichi Seiten! por ser o mangá introdutório é o mais sem graça na minha opinião, mas também é o mangá "necessário", pois é ele que estabelece a história que serve de pano de fundo para que as outras se desenvolvam. Há uma família com quatro irmãos que moram sozinhos: Taiga é o mais velho e trabalha como editor numa revista especializada em ficção científica, Akinobu é o que se encarrega das tarefas da casa, Jou é um boxeador profissional, e Mayumi é um estudante do colegial que é super-mimado por seus irmãos, especialmente Taiga. Eles também tem uma irmã mais velha, chamada Shima, que raramente volta para casa, mas quando aparece ela consegue intimidar os irmãos mais novos e age como uma ditadora, forçando-os a fazerem todas suas vontades. Bem, numa certa noite, os irmãos recebem dois visitantes: Shuu, um escritor que trabalha com Taiga e seu ex-colega de escola, e Yuuta, um rapaz que o acompanha. Assim, Shuu anuncia que ele se casou com a irmã e, assim, veio morar com a família, para cuidar deles.

Taiga e os outros irmãos relutam bastante em aceitar a presença de Shuu na casa, mas acabam aceitando, especialmente quando Shuu se mostra útil cuidando deles e cozinhando comidas gostosas. Também causa bastante surpresa em todos quando é revelado que Yuuta é filho adotivo de Shuu e que tem a mesma idade de Mayumi. Os seis seguem vivendo suas vidas juntos. sendo que em vários momentos é questionado o porquê de Shuu insistir em morar com eles, já que Shima, sua esposa, está na América do Sul e nunca volta para casa. É no segundo volume que essas dúvidas são esclarecidas, bem como é explicado sobre a amizade de Shuu com Taiga durante o colegial e sobre como eles deixaram de ser amigos.

Surpreendentemente, Mayumi é um dos personagens mais perspicazes da história e eu achei os comentários deles sobre a situação da família no segundo volume muito interessantes. Além disso, a personagem que mais me interessou na história foi a Shima, que, apesar de não aparecer, volta e meia é mencionada pelos irmãos. Achei interessante como a presença dela assombra a casa, apesar de ela não voltar para lá há muito tempo!

  

Como esse é um mangá já antigo, a arte é bem antiquada e não é muito bonita, mas acho que funciona pra história. Aos poucos, o estilo de desenhar vai melhorando (o mangá mais recente dela tem algumas similaridades com o estilo de Mainichi Seiten, mas, nossa, ela melhorou muito! Como a arte dela ficou mais refinada com o tempo!). Esse mangá também vai rapidamente de uma cena cômica a uma cena dramática, com diálogos intermináveis sobre como determinado personagem se sente e pensa. Às vezes, isso é legal. Em outros momentos, não funciona tão bem. Esse mangá, apesar de ser yaoi, explora mais as relações entre irmãos e comenta sobre o que faz uma família ser uma família, enfocando mais essas questões do que o relacionamento romântico em si. Eu acho que estava esperando demais desse mangá, porque fiquei decepcionada com a leitura. Acho que nota "6" está de bom tamanho.

A tradução em inglês foi feita há muitos anos pelo Peccatore Sanctuary. Também foi publicado em inglês oficialmente pela Juné com o título "Clear Skies".

Nenhum comentário:

Postar um comentário