segunda-feira, 24 de junho de 2013

Masamune-kun no Revenge

Vi esse mangá sendo recomendado em um fórum, mas não lembro exatamente a troco de quê. Masamune-kun no Revenge é outro mangá que tem um título perfeitamente descritivo, apesar de ser bem mais cômico do que eu achei que seria quando li sobre ele nesse fórum. Foi escrito pelo autor Takeoka Hazuki e ilustrado pela mangaka Tiv. Não se preocupe, também não tenho a mínima idéia de quem eles são (apesar de eu já ter lido outras coisas da Tiv).

Como o título já diz, essa é uma história sobre Makabe Masamune, que está em busca de vingança. Esmiuçando mais: quando ele era criança, costumava ser gordinho e, um dia, foi chamado de "porquinho" por uma menina, Adagaki Aki. O apelido pegou e Masamune foi vítima de bullying. Seu avô, envergonhado por ter um neto tão fracote, o treinou e o transformou em "alguém melhor". Masamune se transfere para uma nova escola objetivando se vingar da tal menina. Agora, muito mais atraente, Masamune quer fazer com que Aki se apaixone por ele para depois rejeitá-la, como ela sempre faz com os rapazes que se declaram para ela.

Como todo bom shounen romântico, esse é recheado de clichês. O mais perturbador, para mim, foi a mãe do Masamune ser uma lolita. Sério. Quando eu digo lolita, é exatamente isso. A mãe dele de 42 anos parece mais nova que a filha de 12 anos. Também tem o amigo "trap" (i.e menino que parece menina) dele, que não chega ser ao nível Baka to Test to Shoukanjuu de trap, mas é quase. Já que a Aki não tem peitos grandes, tem a amiga calada e inexpressiva dela que cumpre essa cota dos shounen. Ela também é o grande alvo de fanservice desse mangá. Apesar disso, a amiga calada tem alguns pontos interessantes em si. Logo de cara, também, Masamune descobre um segredo de Aki e cai nas graças dela por salvá-la de um otaku assustador (outro clichê!). Esse mangá tá se desenvolvendo ridiculamente rápido.

A Aki é incrivelmente insuportável. Eu adoro tsunderes e aceito yanderes. Em shounen romântico, é comum o cara ser o saco de pancada das garotas (Keitaro em Love Hina, por exemplo), mas a Aki não tem nada de atrativo. Ela não é legal nem com as amigas dela (ao contrário da Naru, de Love Hina, que era uma boa pessoa, apesar dos ataques de raiva). O nível de maldade dela com tudo e todos me lembrou boa parte das meninas que a Morinaga Ai desenha. Eu acho até positivo ver personagens femininas em posições de poder, porque isso é raro nos mangás, mas ver personagens completamente cruéis não é exatamente legal. Reforço o "mimimi" que volta e meia eu faço nos posts sobre yaoi: detesto personagens abusivos.

  

Esse mangá é bem engraçado e eu estou curioso para saber como a história vai se desenvolver. Nota "7", porque a Aki é irritante demais para eu conseguir gostar desse mangá mais do que isso.

O grupo Japanzai está trabalhando na tradução para o inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário