sexta-feira, 14 de junho de 2013

Natsume Yuujinchou

Saint Seiya e Dragon Ball marcaram minha infância, mas são duas obras que eu gosto muito mais por ficar nostálgico. Tentei assistir a série clássica de Cavaleiros do Zodíaco e não me aguentei... De rir. Como é tosco. Mas é tão bom. Ou era. Sei lá. Por isso, vou falar de um mangá que eu acho absolutamente brilhante e que eu leio e releio toda hora. Natsume Yuujinchou. É bem mais recente que os outros que eu mencionei, mas igualmente brilhante. É um mangá shoujo sobrenatural escrito por Midorikawa Yuki, que escreveu outros shoujo muito bons.

Natsume Takashi é um menino normal, que estuda em uma escola de ensino médio normal e possui amigos normais. O único ponto é que ele consegue ver espíritos, demônios e outras criaturas sobrenaturais, assim como sua avó, Reiko, conseguia. A avó de Natsume, já falecida, costumava sacanear os espíritos e fazer com que eles se tornassem seus servos, aprisionando seus nomes no Livro dos Amigos (Yuujinchou). Natsume herda esse livro, fazendo com que vários espíritos venham procurá-lo. Ele também acaba libertando um espírito selado, Madara, que assume a forma de um gato. Nyanko-sensei (como foi apelidado por Natsume) serve como mentor e protetor do menino... Enquanto, na verdade, o que ele mais quer é que Natsume morra logo para que ele possa ficar com o livro. Com esse cenário inicial, os capítulos passam a ter a premissa básica de Natsume tentar dissolver algum contrato que sua avó fez com um espírito ou demônio e evitar ser morto pelos vários antagonistas. 

A backstory de Natsume é muito interessante também: devido ao seu poder, ele nunca foi aceito. Com a morte de seus pais, ele foi passando de parente a parente, até ser adotado, finalmente, pelos Fujiwara. Esse histórico de rejeição e abandonos fez com que Natsume ficasse com medo de confiar nas pessoas e de depender dos outros. Agora, ele também tem de se acostumar a ter amigos. Seus colegas, que desconhecem suas habilidades, Kitamoto e Nishimura, muitas vezes dão um ar leve à história. Sendo que seus confidentes, Taki (que Natsume ajudou contra um espírito) e Tanuma (que possui uma mínima habilidade), oferecem apoio a Natsume, que está aprendendo a poder contar com eles.

Além disso, há Natori, um exorcista, que também se aproxima de Natsume. Apesar de ser infernizado pelos espíritos, Natsume discorda dos meios de Natori (i.e exorcizar). Por isso, também, Matoba, o líder dos exorcistas, se torna uma ameaça a Natsume. 

  

Para mim, Natsume é o epítome de uma boa pessoa. Ele, apesar de ter defeitos, consegue ser uma pessoa genuinamente boa; já foi muito ferido durante sua vida, mas continua decidido por fazer o bem. Junto com essa arte muito bonita e fluída e um cenário episódio, Natsume Yuujinchou é um dos melhores mangás que eu já li. Nota "10".

O anime também é muito bom (apesar de eu não ter curtido algumas mudanças e algumas histórias que foram puladas) e é super-fácil de achar para baixar. Eu acompanho o mangá pelas releases em inglês da joint Transcendence & Ashitaka x Taiyou. Não sei sobre outras línguas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário