segunda-feira, 10 de junho de 2013

Yu Yu Hakusho

Eu falei dos meus mangás shoujo favoritos há algum tempo. Pensei em, dessa vez, falar dos meus mangás favoritos de todos os tempos. São meus mangás absolutamente favoritos, mesmo que não faça sentido algum para os outros. Começaremos por um dos vários mangás do Togashi Yoshihiro que eu adoro. Lembro de assistí-lo quando era muito, muito pequeno, mas Yu Yu Hakusho me marcou muito com a nova dublagem, lá por 2003.

A história é simples. Urameshi Yusuke era um delinquente, arruaceiro e super-violento. Temido por todos, odiado pelos professores... Yusuke tinha tudo para ser considerado um cara muito maligno. Porém, certo dia, ele salva um menininho de ser atropelado e acaba morrendo. Como ninguém - nem mesmo os líderes do mundo espiritual - sonhavam que ele iria salvar a vida do menino, não há um lugar para ele no céu nem no inferno. Por isso, ele se torna um fantasma com a missão de realizar missões junto de Botan, uma enviada do mundo espiritual, e sob as ordens de Koenma, o filho do senhor do além. 

Eventualmente, Yusuke consegue realizar missões e atos de bondade o suficiente, dessa forma conseguindo recuperar sua vida. Voltando a viver, ele se torna um detetive sobrenatural, continuando um encarregado do mundo espiritual, só que agora recebendo missões de lutar contra youkais (demônios). Nisso, ele acaba envolvendo seu rival e colega de escola Kuwabara, e conhecendo os youkais Kurama e Hiei. Também é treinado pela mestra Genkai, que se prova uma grande aliada ao longo das séries. Tudo isso ainda contando com o amor de Keiko, sua amiga de infância. Muita, muita pancadaria e inimigos ridiculamente fortes vão aparecendo, como todo mangá shounen.

Eu ouvi falar que o final de Yu Yu Hakusho foi "axed", ou seja, o autor foi forçado a acelerar as coisas e a terminar logo a história. Acho que isso é mentira, porque esse mangá fazia um sucesso absurdo no Japão e fora dele, tendo até sido premiado. É mais provável que o Togashi tenha enchido o saco (não foi nem a primeira nem a última vez que ele fez isso... O cara parece ter alergia ao sucesso). De qualquer forma, o final foi meio "meh", sim. Eu gostei do final dado a cada um dos personagens, mas eu queria que o torneio final tivesse sido melhor explorado. Uma pena que não o foi. 

Yu Yu Hakusho é um mangá shounen e, como tal, tem aqueles clássicos elementos: torneio, tornar-se mais forte, lutar contra inimigos, perder/ganhar, ficar mais forte ainda, etc. O que é inovador para mim é a personalidade de Yusuke, que não é o clássico mocinho que há por aí. Apesar de ele fazer coisas boas, Yusuke se aproxima e muito de ser um vilão. E, em segundo lugar, o fato do protagonista morrer no primeiro capítulo. Simplesmente incrível

  

Muita gente reclama da arte desse autor. Ela é bem inconsistente, estando legal em algumas cenas e pavorosa em outros. O mangá é tão bom para mim, que a arte torna-se satisfatória nesse caso. Nota "10", como todos os mangás que mencionarei essa semana.

Yu Yu Hakusho foi publicado no Brasil pela JBC. É bem fácil achar para baixar tanto o mangá como o anime, em português ou em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário