sexta-feira, 4 de julho de 2014

Calorie

Calorie foi o primeiro mangá yaoi que eu li há muitos anos (acho que há uns sete ou oito anos). Apesar disso, está longe de ser um dos meus favoritos ou de ser considerado um dos melhores mangás que eu já li. Longe disso. Apenas achei esse mangá da Sakuragi Yaya "suficientemente bom" para me fazer ler outro mangá yaoi.

A história é sobre um grupo de três amigos. Toshiyuki sempre amou seu melhor amigo, Yasuhira. Sempre que precisava chorar por seu amor platônico, ele podia recorrer a Jun, o outro amigo dos dois. Entretanto, depois de quinze anos dedicado a Yasuhira, Toshiyuki decide que é hora de desistir desse amor impossível, e, para sua surpresa, Jun se mostra interessado nele romanticamente. Os dois começam a sair juntos e Jun acaba descobrindo que, por ter ficado tanto tempo preso só a um amor, Toshiyuki tem zero experiência em relacionamentos. Outra questão que atrapalha o relacionamento dos dois é Toshiyuki ter ficado tanto tempo apaixonado por Yasuhira, o que faz Jun temer que ele ainda possa ter sentimentos por esse outro. O que eu mais gosto nessa história é que o Jun é um querido. Ele é super carinhoso, dedicado e atencioso. Como não amar? Em contrapartida, o Toshiyuki é um chorão. Em defesa dele, ele não é tão irritante quanto a maioria que tem por aí.

A oneshot, chamada "Eyes that don't lie", é bobinha, mas agradável. Shou está em um relacionamento com Chizuru, que diz gostar muito da expressão que Shou faz quando está bravo. Por isso, Shou se comporta como um tsundere, quando, na verdade, o que mais queria era agir de forma apaixonada com Chizuru, o que não faz por medo que ele perca o interesse. Nada demais, mas também não é uma história ruim.

  

A arte é o padrão Sakuragi Yaya de arte. Muitos não são fãs do estilo dela (por exemplo, eu!), mas outros adoram. Acho que é uma questão bem de gosto mesmo. Há de se reconhecer, entretanto, que tudo é muito bem ilustrado e os personagens são bem expressivos. Em termos de história, não há nada demais. Acho que o grande ponto positivo desse mangá é ter personagens com interações interessantes entre eles. Vou dar nota "8".

A tradução em inglês é do Memory For You. Havia uma tradução em português, mas não sei se ainda existe por aí. 

Um comentário:

  1. Oi Faust!

    Eu havia lido Calorie há algum tempo e aproveitei o post para relê-lo! Este titulo ficou gravado na memoria então eu sabia que tinha lido mas não me lembrava muito das impressões. Bem, relendo lembrei que coloquei o Jun na listinha dos "Gentleman"! Educado, gentil (por isso mesmo adorável quando perdeu a pose). Engraçado vc falar da arte, ela não me incomoda, não é daquelas que considero atrativa numa primeira vista, mas ao longo da história ficou bem agradável.

    Leitura gostosa! Acredita que ela animou um dia em que estava P da vida?

    Conheci este titulo quando comecei a acompanhar a série Himegoto Asobi da mesma autora.

    Bjs!

    ResponderExcluir