sexta-feira, 12 de abril de 2013

Blossom Period

Acho que o melhor termo que eu consigo pensar para descrever esse mangá é montanha-russa. Shimaji nos engana durante os primeiros capítulos de Blossom Period, fazendo com que os leitores acreditem que a história é uma coisa para depois nos apresentar algo bem diferente. Eu li esse mangá "meio naquelas" em japonês e estou muito feliz por haver um grupo brasileiro traduzindo-o!

Enfim, sobre o que é essa história? Abe é um aluno do colegial que acaba falando com Mitsuya, um colega seu muito quieto. Apesar de não estarem se falado há anos, os dois foram amigos durante algum tempo no ginasial. Abe não lembra muito desse período e resolve se reaproximar de Mitsuya, ficando feliz quando o outro é receptivo. Ele também acha que seu amigo pouco mudou desde o ginasial, mas aos poucos vai percebendo sutis mudanças. Abe também, eventualmente, lembra que se afastou de Mitsuya por ter ouvido alguns rumores sobre ele.

Nos primeiros capítulos, o desenvolvimento que o leitor prevê é: amigos se reencontram  reaproximação  amor  felizes para sempre. E é exatamente isso que o início da trama faz pensar. Aos poucos, porém, é possível notar que a situação de Mitsuya é muito, muito mais complicada do que parece e os sentimentos que os personagens têm um pelo o outro não são nada simples. Não quero revelar demais e estragar a surpresa, mas durante muito tempo é difícil de entender as motivações de Mitsuya. O que ele realmente quer. Na verdade, parece que o próprio personagem está confuso quanto a isso. 

Há um certo momento na trama que certos sites de resenha chamaram de "uma volta de 180º", "plot twist" e "ataque de yandere". É tudo nisso em uma cena só. Ainda assim, é uma cena muito triste e dramática, o que permite uma maior compreensão dos personagens.

  

Essa não é uma história levinha para se folhear rapidamente. Os diálogos são importantíssimos e o subentendido deve ser capturado pelo leitor, para que a história possa ser, de fato, apreciada. Eu realmente gostei muito desse mangá e da atmosfera que a Shimaji conseguiu traçar. A arte dela também é bastante agradável e limpa, sendo que a preferência por não usar retículas (sombreamentos em cinza) em algumas cenas contribui para o efeito dramático. Por isso, acho que uma nota "9" é bastante adequada para essa história.

Blossom Period está sendo traduzido para o português pelo grupo Addictive Pleasure. O trabalho deles é excelente e eu recomendo muito que deem uma olhada nessa série. 

8 comentários:

  1. adorei, é uma pena que é muito dificil de achar, vc sabe algum site onde posso encontra-lo online? em qualquer idiomA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, anônimo! Obrigado pelo comentário! ^_^
      Você pode encontrar esse mangá em português para download no fórum do grupo Addictive Pleasure: http://addictivepleasure.forumeiros.com/t851-blossom-period.
      No caso de leitura online, eu não sei onde você pode achar...
      Espero que tenha ajudado!

      Um abraço,

      Faust

      Excluir
  2. É que pelo oque você escreveu, deu a entender que ja tenha lido boa parte dele, já que por enquanto (pelo menos eu), só achei 2 capitulos, e eu adorei, um yaoi com história, queria ver mais, mas tudo bem, ja ajudou.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, desculpa por não ter sido mais claro na minha resenha. Eu li uma cópia física em japonês, que uma amiga minha me emprestou. Eu pesquisei, mas acho que ninguém disponibilizou em japonês na internet (só se for em algum cantinho escondido da internet!) e a tradução em espanhol é desses dois mesmos capítulos. Sei que tem na internet a versão em chinês, se você quiser dar uma espiadinha...
      Se você estiver muito curioso (a), eu posso fazer um resumo com mais spoilers do que está por vir... Sei que não é tão divertido quando ter uma tradução adequada, mas se isso for o suficiente para saciar a sua curiosidade enquanto aguarda o Addictive Pleasure lançar o próximo capítulo...
      Desculpa por não poder ajudar mais.

      Um abraço,

      Faust

      Excluir
  3. sério? eu adoraria um spoiler, pq estou louca atrás desse mangá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, então, Anônima! ^_^ Abaixo um resumo mais detalhado e com spoilers. Não prometo que seja 100% acurado, porque faz algum tempo que eu li e porque eu não sou muito proficiente em japonês.

      Abe e Mitsuya se conheciam no ginasial e foram bastante próximos por algum tempo. Abe ouviu rumores sobre Mitsuya e acabou terminando sua amizade com ele, parando totalmente de falar com seu, agora, ex-amigo. Alguns anos depois, os dois estão na mesma turma no colegial e Abe tenta retomar seu relacionamento com Mitsuya, ficando muito satisfeito em ver que ele (aparentemente) não mudou seu jeito de ser/agir e parece disposto a reatar sua amizade com Abe. Mitsuya é animado, divertido, um pouco sarcástico... e atraente, por algum motivo e, logo, os dois passam a ter um relacionamento além da amizade. Também fica claro que há algo de "errado" (não é bem isso, mais tipo algo estranho, diferente ou misterioso) com Mitsuya e Abe lentamente vai percebendo isso, conforme eles vão se aproximando. Mitsuya, depois é revelado, tem vontade de se vingar de Abe. O motivo para isso é que quando Abe o abandonou no ginasial, Mitsuya se viu sozinho e recluso. Também é revelado que o pai de Mitsuya era negligente e os amantes desse pai abusavam constantemente de Mitsuya. Dessa forma, sem Abe, Mitsuya estava completamente sem saída desse mundo infeliz. Por isso, Mitsuya tem sede de vingança. Ele quer que Abe experencie o sofrimento que ele teve, ou seja, ser abandonado por alguém que você realmente ama. Para você ter idéia, uma das cenas de sexo que tem é muito bonita e sexy (padrão Shimaji!)... Mas se você ver o contexto e ler os diálogos, ela passa a ser triste e perturbadora. Essa cena acontece quando Abe se desculpa por ter abandonado Mitsuya, que responde que Abe não tem arrependimento nenhum. Apesar de lindamente desenhada, a cena contem sexo vazio e completamente desprovido de amor, mostrando o que Mitsuya teve de aguentar quando estava longe de Abe. Apesar disso, o mangá não é de todo triste. A entrada de Abe na vida de Mitsuya novamente faz com que toda essa tristeza, solidão e raiva acabem sendo "abafadas" pelo conforto que é ter uma companhia novamente. Apesar de Mitsuya ter tentado ferir Abe, ele acaba mostrando que, na verdade, é quem estava mais ferido. O tom final desse mangá é "bittersweet" ou melancólico. Peço mil desculpas, porque há vários diálogos que eu não entendi, então não consigo detalhar muito o que, exatamente, é dito.

      Os primeiros capítulos dão a impressão de que tudo está bem de novo entre os dois e que eles vão lentamente se apaixonar e serem felizes para sempre, para depois revelar a verdade sobre os sentimentos do Mitsuya. O brilhantismo desse mangá está nessa construção inicial que é deturpada. É difícil expressar isso aqui, porque é uma sensação que a Shimaji vai construindo e enrolando o leitor... Até que ela revela as verdadeiras motivações do Mitsuya e dá uma bofetada na cara de quem está lendo. Para depois mostrar como o personagem do Mitsuya é construído, nos fazendo empatizar de novo com ele e torcer para que ele consiga um pouco de felicidade.

      Espero que ajude um pouco!!
      Um abraço,

      Faust

      Excluir
    2. Nossa, que incrivel, adoreei, queria muito terminar de ver, acho chato que sequer em inglês tenha esse a continiuação desse mangá maravilhoso, que pena! Mas obrigado por compartilhar, estava muito curiosa haha
      se souber de algo, não deixe de me avisar hehe

      Excluir
    3. Pode deixar. :) Vou ver se pego emprestado de novo e tento entender melhor uma hora dessas, também.

      Um abraço,

      Faust

      Excluir