sexta-feira, 26 de abril de 2013

Kuroko no Basket

Que vergonha de mim mesmo. Eu adoro mangás sobre esportes, mas o que me fez resolver baixar Kuroko no Basket foi a quantidade de doujinshi yaoi que tem por aí. Quando as fangirls começam a enlouquecer por alguma coisa, eu sempre resolvo dar uma olhada, porque costumam ser animes razoáveis. No caso, essa história de Fujimaki Tadatoshi é mais do que razoável.

Desde antes de começar a ler KuroBasu, eu já tinha elegido meus personagens favoritos, a partir dos doujinshis e dos comentários de um amigo que assistiu ao anime. Apesar de isso não ter mudado, acabei gostando de todos os personagens dessa história. Como é um mangá shounen, a premissa básica é o de sempre: competir, disputar, ficar mais forte, derrotar inimigos, etc. Kuroko no Basket não foge dos clichês básicos dos animes sobre esportes. E, como é o usual, tem um elenco enorme de personagens carismáticos. 

Na escola Teiko, havia um time de basquete muito forte, sendo conhecido por "Geração dos Milagres". Havia cinco jogadores fenomenais que possuem habilidades específicas dentro do basquete. Alguns rumores mencionavam que Teiko possuía um sexto membro fantasma. Quando foram para o ensino médio, cada um dos membros da "Geração dos Milagres" foi para outra escola diferente. Nisso, temos Kuroko Tetsuya. Apesar de ter sido parte desse grupo de jogadores incríveis, ele é baixo, fraco, praticamente invisível e não consegue executar os movimentos mais simples no basquete. Ao entrar no novo time de sua escola, logo seu talento é reconhecido pelos outros membros: consegue fazer passes sem ser notado, visto que sua "presença" é muito fraca. Kuroko faz uma promessa com Kagami Taiga, outro jogador que acaba de voltar dos Estados Unidos, de derrotarem juntos a Geração dos Milagres, sendo Kuroko a sombra de Kagami.

Aos poucos, é claro, somos apresentados aos outros membros da Geração dos Milagres e podemos ver partidas deles contra Kuroko e Kagami ou entre si. Também há vários outros personagens diferentes e muito fortes, que a escola Seirin, na qual os protagonistas estudam, deverão enfrentar nos torneios ou nas partidas amistosas. Acho que um ponto forte desse mangá (e do anime também) são as partidas de basquete: muito bem feitas, agitadas e deixam o leitor nervoso para saber o desfecho. Outro ponto legal desse mangá é conhecer os membros da Geração dos Milagres, ver as habilidades que eles têm e ver sua evolução ao longo da história. Não só Kuroko e Kagami melhoram suas técnicas, mas seus adversários ficam mais perigosos a cada partida. Um destaque especial para Kise Ryouta e Aomine Daiki, que acho que proporcionaram uma das melhores partidas do mangá. 

  

Um ponto que é listado como fraco muitas vezes é a arte. Eu discordo por dois motivos: a arte melhora ao longo dos capítulos e, mesmo que não seja tão bonita, as partidas de basquete são desenhadas muito bem. Muitas vezes essa história é comparada a Slam Dunk, outro mangá de basquete, mas acho que isso é bobagem. As histórias são muito diferentes uma da outra, sendo que o basquete é o único elemento em comum. Dessa forma, acho que Kuroko no Basket merece nota "9". 

Toneladas de grupos traduzem esse mangá para o inglês. Nem vou me prestar a listar todos, porque é muito fácil de encontrar tanto o anime quanto o mangá de Kuroko no Basket. Em português, também há vários grupos diferentes traduzindo esse mangá e os grupos "pularam" capítulos na tradução.

Meu Status: Eu li até o capítulo 126. Baixei até o capítulo 192.

Nenhum comentário:

Postar um comentário