quarta-feira, 24 de abril de 2013

Hana no Mizo Shiru

Eu só li esse mangá porque a tradutora da empresa que licenciou nos Estados Unidos fez um "mimimi" dos infernos contra os scanlators. No fim, apesar de ela ter tentado impedir, Hana no Mizo Shiru foi completamente traduzido para o inglês e é facilmente acessível. Como sempre acontece com essa autora, esse mangá foi considerado por alguns fãs "overrated" (ou seja, elogiado em excesso). Por isso, queria apresentar esse trabalho da Takarai Rihito aqui.

Arikawa Youichi é um estudante universitário do curso de Direito que vive uma vida tranquila. Ele tem amigos próximos, uma namorada adorável e prestígio acadêmico. Certo dia, então, ele conhece Misaki Shouta, que é estudante de Agricultura muito reservado. Por conhecer, quero dizer "esbarra em Misaki e faz com que ele derrube as coisas que estava carregando". A partir disso, ele não consegue tirar Misaki da cabeça. Para a sorte de Arikawa, ele acaba pegando um trabalho no mesmo laboratório de Misaki. Apesar de tudo parecer estar encaminhado para um final feliz, ainda há alguns percalços no caminho dos dois. Não só problemas externos, como um personagem chamado Satoshi, mas também internos. Os sentimentos dos próprios personagens às vezes são um empecilho para sua felicidade. 

Um ponto fascinante dessa história é o contraste que há entre os personagens principais. Enquanto Arikawa é um personagem despreocupado e impulsivo, que não demora a aceitar os próprios sentimentos, mesmo que não os entenda bem, Misaki é o oposto. Ele é retraído e já passou por algumas situações em sua vida que o magoaram. Dessa forma, lhe falta coragem para aceitar os próprios sentimentos. A história em si é bastante simples, mas os personagens que a compõem a tornam muito fascinante.

Além disso, temos a arte belíssima da Takarai Rihito. As ilustrações coloridas dela são de tirar o fôlego (uma das imagens abaixo foi meu papel de parede por muitos meses) e eu simplesmente amo o modo que ela desenha detalhes. Colares, flores, pequenos objetos no fundo de um cenário... Takarai Rihito valoriza cada detalhe na hora de compor uma cena, fazendo ilustrações complicadas e, ainda assim, limpas.

  

Eu sou do povo que adora Hana no Mizo Shiru. Acho que no quesito "romance", esse é um dos meus mangás favoritos. Arikawa também é um dos melhores personagens que eu já vi em um mangá yaoi. Por isso, estou dando nota "10" para esse mangá. Não acho que seja "overrated". A arte já vale muito a pena, tendo personagens interessantes para acompanhá-lo. O enredo, em si, que não é muito complexo. Mas quem disse que para algo ser bom precisa ser complicado?

Esse mangá foi traduzido para o inglês por uma série de grupos: Catandmouse, Alterity, SpicaSkies...  É possível comprar uma cópia digital pelo site da Digital Manga Guild. Também há muitos grupos que o traduziram para o espanhol, então não irei nem listar. Em português, é traduzido pelo Yaoi Home.

Nenhum comentário:

Postar um comentário