segunda-feira, 20 de maio de 2013

Akuma to Love Song

Vamos falar de alguns shoujo agora. Eu sou chato para mangás yaoi, mas eu sou muito mais chato para shoujo. Gosto de vários que não abordam a temática romântica (tipo Karneval), mas tenho dificuldade de achar mangás shoujo que me agradem. Costumo curtir mais os josei. Akuma to Love Song é um dos raros shoujo focados em romance que eu realmente curti. Escrito por Toumori Miyoshi, essa é uma história que desafia alguns estereótipos desse gênero. 

O grande destaque dessa história é sua protagonista, Kawai Maria. Ela foi expulsa de sua escola anterior, uma escola católica de muito prestígio, Escola para Meninas St. Katria, e acaba se transferindo para uma escola pública bastante medíocre, Escola Touzuka. A personalidade de Maria é bastante difícil, com uma língua ferina e um jeito de falar sem floreios, acaba fazendo com que todos desgostem dela, com a exceção de dois garotos. Kanda Yuusuke é super-extrovertido e popular, enquanto Meguro Shin é mais retraído, mas os dois acabam se interessando por essa garota estranha, com uma aura demoníaca e uma expressão arrogante. Maria, em sua nova escola, tem de lidar com bullying, novos colegas, se ajustar a um local novo e romance, enquanto fantasmas de seu passado voltam para assombrá-la. 

Maria é uma das melhores protagonistas de shoujo que há por aí. Essa não é uma história que permite que o leitor aponte o dedo para um personagem X e afirme que ele é uma boa ou má pessoa. Todos os personagens dessa história são multifacetados, ora tomando atitudes boas ou ruins. Maria, mesmo, que é tão arrogante e insensível, muitas vezes age dessa forma por pura ignorância, não sendo completamente ruim. O mesmo se aplica a Anna, que alguns leitores apontam como uma vilã da história. Não dá para chamá-la dessa forma, uma vez que ela possui várias justificativas para suas ações e, assim como os demais personagens, está sofrendo por várias circunstâncias.

Eu gostei da arte desse mangá de um modo geral, mas tive dificuldades para me acostumar com a forma que a autora desenha o rosto de Maria. A forma que ela é desenhada destoa dos demais personagens, sobretudo quando estão em forma "chibi". 

  

Gosto muito dessa história, sendo um dos melhores shoujo românticos que eu já li. Por isso, acho que uma nota "8" é bastante cabível. Como esse mangá ainda não foi completamente traduzido, não sei como é o final. Dependendo da forma que a autora lidar com essas questões finais, posso mudar de idéia quanto à nota.

Vários grupos trabalharam na tradução desse mangá para o inglês, sendo que atualmente um grupo chamado Akuma Love Scans trabalha nessa tradução. Quem trabalha nesse mangá em português é o Redisu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário