sexta-feira, 17 de maio de 2013

Karneval

Tentei ler Karneval há alguns anos, mas não curti e desisti de ler. Tanto me encheram o saco que resolvi dar uma olhada na adaptação em anime dessa obra de Mikanagi Touya e acabei curtindo. Por isso, decidi dar uma segunda chance ao mangá.

A história não é simples e tem vários aspectos bem originais. Apesar disso, acho que o grande diferencial desse mangá não é seu enredo, mas sim a arte e os personagens. A arte é belíssima e cada um dos personagens tem alguma característica interessante ou envolvente. Sério, é difícil desgostar de algum deles, apesar de ser muito, muito fácil eleger favoritos. O anime é bem interessante, por mostrar as cenas de luta animadas (que são complexas e detalhadas pra caramba, diga-se de passagem), mas eu acho que ainda assim prefiro o mangá.

Bem, Karneval fala sobre Nai, um "menino", que está procurando por seu "irmão" desaparecido, Karoku. Muitas aspas porque nada é o que parece em Karneval. Bem, em sua jornada, ele acaba esbarrando em Gareki e os dois acabam se envolvendo com uma organização chamada Circus, na qual eles ficam amigos de dois agentes dessa organização, Yogi e Tsukumo. Essa organização funciona como um "FBI" do mundo fictício em que a história se passa, com o adicional de fazerem performances circenses para alegrarem a população durante suas investigações. Aos poucos, são apresentadas informações sobre os quatro personagens principais e a chave para todos os mistérios parece ser o tal Karoku.

Cada um dos protagonistas tem uma personalidade distinta e uma função clara no grupo. Nai é fofo e gentil, não conhecendo muito além da vida que teve junto de Karoku. Gareki é rebelde e anti-social, sofrendo por algumas situações do passado. Yogi é engraçado, infantil e otimista, enquanto Tsukumo é quieta, mas extremamente talentosa. Apesar de não terem nada a ver uns com os outros, acabam se aproximando cada vez mais.

  

Muitos apontam esse mangá como sendo shounen ai, só que não é o caso. Já vi comparações com outros animes com um setting parecido (em termos de protagonistas) como K ou No. 6, mas acho que cada uma dessas séries tem seus focos e seus méritos. Karneval é uma série interessante, com vários pontos positivos. Nota "9", portanto. Acho que agradará os fãs de aventura e fantasia.

Os grupos Scarlet Carnival e L.O.V.E. traduzem esse mangá para o inglês, enquanto em português tem alguns grupos trabalhando nessa série, como Onegai Manga em parceira com Redisu

2 comentários:

  1. Olá Naoi-san *-*

    Estava fazendo uma pesquisa no Google e achei o seu blog. EStou gostando muito.

    A ideia do blog é interessante. Conheço pouquíssimas(1 só) pessoas que gostam de yaoi e não encontro um lugar para compartilhar minhas opiniões sobre um mangá.

    Espero que continue resenhando.

    PS: Só uma pergunta você é um garoto? *O*



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aki-chan!

      Em primeiro lugar, obrigado por seu comentário. ^_^/
      Fico feliz que tenha gostado do meu blog. :D É realmente difícil achar outras pessoas com quem conversar sobre mangá, especialmente no caso de yaoi. Fique a vontade para me contar o que acha dos mangás que ler! ^_^ Adoro ouvir a opinião dos outros também!

      Eu pretendo continuar... xD Eu tenho lido menos mangá nos últimos tempos, mas vou tentar postar sempre.

      E... Sim, sou. ^_^

      Um abraço,


      Faust

      Excluir