sexta-feira, 13 de junho de 2014

Neko no Yomeiri

Por sugestão da Naelyan, vou fazer uma série de postagens sobre um tema específico. Para começar o tema que eu escolhi (e que também foi sugerido por ela) é "gatos". O primeiro mangá que vou comentar é Neko no Yomeiri que é o primeiro mangá que a minha querida e adorada Kojima Lalako publicou. Faz bastante tempo que eu queria falar sobre ele, mas nunca me lembrava de sentar e reler. Como caiu o sistema lá do hospital hoje e eu não podia acessar os prontuários, fiquei lendo e matando um tempo enquanto esperava voltar. Foi a primeira vez que escrevi um comentário a mão

Enfim, o mangá começa com uma oneshot, Himitsu no Rika-chan, sobre Kazuaki que se apaixonou a primeira vista por Marikawa (ou Rika-chan, como ele prefere chamá-lo). No impulso, ele o pede em namoro e, surpreendentemente, recebe um "sim" como resposta. Apesar estar perdidamente apaixonado, Kazuaki começa a questionar se os sentimentos de Rika-chan são os mesmos que o dele, especialmente depois de um conhecido fazer comentários insinuantes sobre Rika-chan. Uau! Sinto que esse enredo já foi usado e abusado. A história é básica, mas os personagens e a arte são agradáveis. A Kojima Lalako comentou que essa foi a única história do mangá que ela ilustrou digitalmente. Eu confesso que jamais teria percebido!

Aí vem a história que dá nome ao mangá e é a que tem a ver com o tema "gatos". Yukiharu tinha um gato de estimação quando pequeno, mas esse gatinho acaba morrendo tragicamente num acidente. Seu dono decide nunca mais ter gato, pois Dorasuke, seu gatinho, não é substituível. Vários anos se passam e, agora, um rapaz clamando ser Dorasuke aparece. Ele diz ter passado esses anos todos pedindo para Deus trazê-lo de volta como humano. Apesar de Yukiharu não acreditar de primeira, esse cara sabe de coisas que somente Dorasuke poderia saber. Os dois instantaneamente ficam atraídos sexualmente um pelo outro (é claro, é um mangá yaoi!), mas Dorasuke revela que será levado para o céu se transarem. Yukiharu decide, então: "se não fizermos isso, então você pode ficar aqui para sempre, né?". Bichinhos se tornando gente e virando amantes em potencial não é lá uma novidade, mas achei que a autora conseguiu trabalhar bem a premissa, de uma forma delicada e bonita. A história é uma montanha russa: fofa, triste, delicada, bonitinha...

Por fim, outra oneshot: Fuwa Fuwa no Hikari. Nessa, Yukimura se apaixona e declara seu amor por Shida, o florista viúvo que tem uma floricultura perto do cursinho de inglês em que Yukimura trabalha. Apesar de não receber uma resposta, ele segue frequentando a floricultura. Quando Shida fica triste e preocupado por sua filha, Nozomi, estar solitária sem sua mãe, ele conta com a companhia e ombro amigo de Yukimura. Também não é uma história lá muito original (acho que quase todos os mangás com um pai solteiro usam desse enredo), mas é bonitinha. Kojima Lalako também aponta que essa história é uma oneshot "uke x uke". E eu concordo com ela!

  

Esse mangá foi um festival de seme carinhosos. Não estou reclamando, eu curti. Confesso que fiquei meio decepcionado quando li pela primeira vez, porque não achei nenhuma das histórias particularmente original ou interessante. Essa impressão permanece, mas eu gostei bem mais, devido à "sensação geral" ocasionada pelo mangá. É bonitinho e divertido. A arte da Kojima Lalako é muito adorável também. Algumas pessoas reclamam que o mangá recebeu classificação indicativa de 16 anos, mas não é lá muito explícito. Bem, é Kojima Lalako! Você não vai ver nada explícito, só beijos e expressões moe. Vou dar, com muita tristeza, uma nota "7".

Foi licenciado e publicado em inglês pela Juné, com o título Ninth Life Love, que é, aliás, de onde eu li. Achei umas scans em chinês para ilustrar o post, mas infelizmente não encontrei imagens das oneshots. Recomendo essa resenha aqui para quem quiser mais detalhes sobre o enredo e amostras da arte. 

2 comentários:

  1. Oi Faust,

    Hahaha! Adoro gatos e não tenho nada contra a um festival de semes carinhosos! :)
    Adoro esta vibe fofa! Coloquei Ninth Life na minha whishlist do BetterWorldBooks e vou acompanhar - quem sabe aparece uma edição usada e com preço legal!?

    Pena que só uma oneshot pegou o tema. Mas as demais parecem ser agradáveis também. Como leitora eu te digo: há momentos que não quero "surpresa", quero espairecer simplesmente lendo uma história que eu SEI que vai dar tudo certo/redondinho no final. Se a sensação foi boa no final, acho que ela cumpriu o papel!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naelyan!

      Nunca comprei do BetterWolrdBooks, mas a proposta deles é muito legal! Boa sorte!! ^_^

      Na verdade, a história sobre gatos é a principal, com três capítulos.
      Concordo com você: às vezes é melhor uma história simples, fofa e feliz. hahaha Elas também têm o seu valor!

      Um abraço,

      Faust

      Excluir