quarta-feira, 25 de junho de 2014

Smoker

Último mangá do tema "gatos"! Sinto que eu deveria ter parado no terceiro, mas acabei ficando um pouco empolgado com a temática... Smoker é, provavelmente, o meu favorito dentre os mangás que envolvem gatos. Gosto muito da autora, Inoue Satou, e da arte dela, o que me fez ter muito interesse por esse mangá quando ouvi falar sobre ele.

As primeiras histórias são todas sobre fumantes (por isso o título, "smoker") que trabalham para a mesma empresa. Na primeira história, Okabe, que trabalha no departamento de mecânica, tem dificuldades em lembrar dos rostos e nomes das pessoas, por causa de suas experiências passadas. Um dia, sua carteira de cigarros de uma marca super-específica é jogada fora por acidente e ele tenta encontrar alguém que fume o mesmo. Ele lembra que algo assim aconteceu no ano anterior e vai atrás do cara que lhe deu cigarros na ocasião, Yonekura. Ao encontrá-lo, Okabe percebe que ele é o mesmo cara com quem ficou uma vez num bar. Yonekura, então, confessa ter se apaixonado por Okabe à primeira vista no ano anterior. Na próxima, Konno é o funcionário novo da seção de vendas. Apesar de ter um bom currículo, ele fica muito nervoso na hora de atender o público. Kikuchi é o responsável por ele, que, além de ajudá-lo a se adaptar, se diverte ao ver Konno se atrapalhando. Um dia, entretanto, do nada, Konno diz que gosta de Kikuchi. Ele interpreta aquilo como um sinal de que é um bom supervisor e não dá muita importância, até que se dá conta que o significado do "gostar" de Konno é mais profundo. 

Aí vem a história de Ashizawa, também do departamento de vendas, que sempre tem problemas com Miyoshi, um funcionário de outra setor. Os dois costumavam trabalhar juntos e agiam como rivais, mas agora, em seções distintas, sempre acabam discutindo quando se encontram. Em um jantar, os colegas propõem como piada que os dois se beijem e façam as pazes... E é exatamente isso que Miyoshi faz. Depois, Ashizawa acaba encontrando Miyoshi em um bar e descobre que ele acabou um relacionamento com seu namorado recentemente. Na última história dessa parte do mangá, temos Yoshino e Makimura que se conheceram logo que começaram a trabalhar na empresa há 17 anos e sempre foram muito próximos. De repente, entretanto, Yoshino será transferido de lugar. Gostei muito de todas as histórias sobre os fumantes e a empresa. Elas todas têm personagens interessantes, uma atmosfera bem construída e uma arte belíssima. Porém, a história que eu mais gostei foi a última.

Nossa história que tem a ver com a temática de gatos se chama "Beautiful Maine Coon". Duke foi o gato de estimação de Utsui Nobuyuki por muitos anos, desde que era muito jovem. Quando seus pais morreram, Duke foi o seu único companheiro nos últimos anos, até também ficar muito velho e o veterinário recomendar a eutanásia. Utsui segue conversando com Duke, através de um quadro. Esses diálogos dele com o gato me comoveram, para ser sincero ("não importa como... Como monstro, como fantasma, como humano... Me leve para o lugar onde você está agora"). Ele decide adotar um gato do abrigo de animais e lá ele conhece Yura, um dos funcionários do lugar. Os dois acabam se aproximando em função dos gatos que Utsui adota, apesar da dificuldade que ambos têm em se aproximar de outras pessoas. O momento que Utsui explica seu relacionamento com Duke para Yura me fez ficar com um nó na garganta, confesso. Essa história foi muito bonita e delicada, sendo que as páginas finais são muito, muito lindas.

  

Smoker é um mangá fantástico. Esses mangás com várias oneshots, algumas vezes, variam muito a qualidade de uma história para a outra. Não é isso que ocorre aqui. Todas as histórias que compõem esse mangá, cada uma a sua maneira, são muito boas. A arte também, do início ao fim é ótima. Destaque para as cenas com smut, que são muito sexy. Acredito que eu recomendo a leitura para quem estiver procurando um mangá mais maduro e bonito. Vou dar nota "10", porque eu realmente adorei!

A tradução em inglês é do Bakeneko Scanlations

Um comentário:

  1. Oi Faust!
    Beautiful Maine Coon entrou para lista dos lidos e queridinhos. É aquele tipo de história com a qual rola um identificação - em fatos e emoções.

    Não pude deixar de sorrir com a cena que ele vai a um abrigo, disposto a adotar qualquer gatinho - sem preferências. Me trouxe lembranças de quando eu adotei os meus! ^^ Hj tenho um siamês, uma escaminha e um pretinho. (Adotados em diferentes momentos).

    Ah...não posso deixar de mencionar o aperto no peito que tive de pensar o que farei quando um dos meus bichanos me deixar. O mais velho está comigo desde 2005 - está bem e feliz! Espero que ainda fique assim por muitos anos! :)

    Adorei os posts da temática gatos! Descobri várias histórias novas!.
    Obrigada por compartilhar suas indicações! :)

    ResponderExcluir