sexta-feira, 20 de junho de 2014

Suteneko no Karute

Outro mangá para o tema "gatos". Na verdade, Suteneko no Karute foi o primeiro que eu lembrei quando recebi essa sugestão. É o primeiro mangá original que a HALCO, uma famosa autora de doujinshi de Naruto e Gintama, publicou. 

Na história principal, temos Hidaka Kaoru que acabou de terminar mais um relacionamento pelo mesmo motivo de sempre: ele não é uma pessoa que demonstra muito seus sentimentos. Ele acaba decidindo ir para um parque de cruising (i.e um lugar em que homens gays vão para fazerem sexo anônimo e seu compromisso) e lá ele encontra um gato e o espanta. Em seguida, um rapaz chamado Iwasaki Youhei, heterossexual e mais novo que Kaoru, diz que estava procurando o gato para alimentá-lo. Kaoru percebe que Youhei não tem ideia do tipo de lugar em que está e resolve explicar, mas ele acaba concluindo seu objetivo de fazer cruising com o próprio Youhei. Apesar de ter decidido nunca mais ver Youhei, Kaoru acaba o encontrando no mesmo parque, indo lá procurar o gato. Na verdade, Youhei estava lá para procurar o próprio Kaoru, pois já tinha até adotado o gato, e usou isso apenas de desculpa para estar lá. Os dois, a partir disso, ficam juntos. Kaoru fica preocupado com as mudanças no seu jeito de agir, como ele vai se percebendo mais apaixonado por Youhei. Uma confissão: eu adoro personagens arrogantes/frios que acabam se mostrando realmente apaixonados depois e viram uma manteiga derretida. O Kaoru da primeira história é o supra-sumo de tudo que eu gosto num personagem de história romântica. Apesar de eu, provavelmente, estar enviesado por uma preferência pessoal minha, acho que o Kaoru foi um personagem bem escrito e caracterizado. As ações dele fazem sentido. E o Youhei é um querido também!

A primeira oneshot é sobre um cara que está cansado da vida na cidade, foi traído pela namorada, e parece que tudo está dando errado para ele... Para completar, um bêbado o agarra no trem, começa a chamá-lo de Naohisa e ainda vomita nas suas roupas. No outro dia, o cara, Kubota Masato, resolve se desculpar comprando roupas para ele e os dois acabam conversando sobre suas decepções e desilusões na vida, chegando à conclusão de que ambos estão na mesma situação. Ele se despede desejando a Masato que consiga encontrar Naohisa e voltar para ele... Achei que a história ia acabar aí, mas nosso protagonista acaba encontrando Naohisa por acaso e descobre que ele é um babaca que estava se aproveitando dos sentimentos de Masato. Acaba, além de brigar com o Naohisa, ele conta isso para Masato e propõe de ser o "Naohisa" dele por uma noite, como uma forma de consolo. Achei que essa história foi muito, muito bem construída.

Na última história, Keita fugiu de casa há algum tempo e fica morando um pouco na casa de cada um de seus amigos. Quando precisa de um novo lugar para ficar, seus amigos sugerem Tsutsumi Takeshi, o ex-professor de um dos amigos. Ao conhecer esse cara, Keita acaba se apaixonando à primeira vista e fica muito satisfeito em morar com ele. Tsutsumi acaba descobrindo que Keita é de uma família rica e importante. Keita diz que fugiu de casa porque seus pais não se importavam com ele e não fazia diferença estar lá ou não, sendo que Tsutsumi rebate que Keita fez isso, na verdade, para tentar chamar à atenção de seus pais. Apesar de tudo estar muito bem, Tsutsumi do nada pede que Keita saia de sua casa, pois agora ele tem uma namorada. Keita fica sem opção de onde ir e acaba voltando para casa, onde acidentalmente descobre que sua família convenceu Tsutsumi a mandar Keita embora. Também achei essa história boa e bem desenvolvida, com dois personagens interessantes e com uma construção bem elaborada.

  

Acho (tenho certeza) que acabei falando demais... A HALCO é uma autora que eu respeito muito, muito e ao ler esse mangá eu me apaixonei de novo pelo trabalho dela. Não só a arte é agradável e expressiva, mas as histórias são bem construídas, desenvolvidas e elaboradas. Ela até pode escolher temáticas mais rotineiras, mas é a execução dela que é muito boa. Por isso, esse mangá merece uma nota "9". Aliás, eu adorei o modo que a HALCO usou o gato na história. Tipo ele julgando o Kaoru. E, no posfácio, a HALCO ilustra uma coleção de comics curtinhas sobre as coisas que o gato dela faz. É muito bonitinho.

A tradução em inglês foi feita pelo Shinmakoku Scanlations até o quarto capítulo. Depois o mangá foi licenciado e publicado pela falecida BLU

2 comentários:

  1. Oi Faust!!

    Mais uma dica anotada, lida e aprovada! \o/
    Deu um pouquinho de trabalho encontrar os scans (pois o grupo do scanlator não está mais aceitando membros), mas valeu a pena a procura!!
    Adorei a história do Kaoru e do Yohei como se desenvolve o relacionamento deles, como o Kaoru se comporta como um gato. O Yohei é um fofo!! (Hahahah, mais um para lista de semes tudo de bom! (Mocinho que resgata gato já tem muitoooo da minha aprovação!).

    Beijos e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naelyan!

      Já que a gente estava falando sobre Junjou Romantica, acho que o motivo que me faz gostar tanto do Nowaki e do Hiroki é esse mangá, pois os dois me lembram muito do Kaoru e do Yohei... Apesar de o Kaoru ser mais dócil e menos violento que o Hiroki. haha ^_^
      (Também adoro semes carinhosos... E eles são meio chatos de achar... Acho que farei postagens temáticas uma hora dessas! Hmn!! :D)

      Um abraço,

      Faust

      Excluir