segunda-feira, 10 de março de 2014

Deadlock

Exatamente o que eu reclamei que faltou em T x S, podemos ver em Deadlock. Não que os dois mangás sejam parecidos (digamos que o trabalho de Aida Saki e Takashina Yuu conta o outro lado da história), mas alguns elementos faltantes em T x S, que, na minha opinião, diminuem a qualidade da série, aparecem em Deadlock.

Yuuto Lennix era um investigador da divisão de narcotráfico da polícia americana, mas foi acusado falsamente de ter assassinado seu parceiro e foi preso por isso. Como ele mesmo diz, perdeu seu status social, sua ocupação e o respeito das pessoas importantes para si. Um investigador do FBI, Hayden, lhe faz uma proposta: ir para a prisão de segurança máxima Schelger na Califórnia para descobrir a identidade de Corvus, o líder de uma organização terrorista. Haverá um evento nos próximos meses que é um possível alvo para Corvus, então Hayden oferece para Yuuto de conseguir sua liberdade se ele conseguir descobrir quem é Corvus.

Logo chegando na prisão, Yuuto descobre que os presos se dividem em quatro grupos étnicos, que funcionam como gangues. Um é o de Gehlen, um neonazista e principal suspeito de ser o tal terrorista. Logo de chegada, Yuuto consegue despertar o interesse de B. B., líder de outro grupo, que pretende transformar Yuuto em sua mulher na prisão. Também, Yuuto se aproxima de outros presos: Mickey, o cara que consegue contrabandear coisas; Nathan, outro que foi condenado injustamente; Matthew, o cara que tentou roubar um whiskey e acabou sendo cumplice de assassinato; e Dick, o colega de cela de Yuuto que não costuma falar muito. Dick também propõe para Yuuto se tornar sua mulher, em troca de proteção. Yuuto recusa firmemente, mas fica interessado por Dick e seu comportamento diferente.

Esse mangá é fantástico. Apesar de ser um mangá yaoi e, por isso, retratar um romance, é cheio de momentos com investigação, armações, lutas, ação...! Enfim, é envolvente e oferece mais para entreter o leitor. Ao contrário de T x S que tem um cenário de investigações só para dizer que tem, porque isso mal tem importância na história, Deadlock funciona muito bem nesse cenário de criminosos e investigações, porque justo esse é o cerne da história.

  

A arte de Deadlock é linda e lamento que mais trabalhos dessa ilustradora não estejam disponíveis. Esse mangá também enfrenta muitas críticas de racismo e, bem, digamos que algumas delas não são exatamente infundadas... Ainda assim, a história e a arte são suficientemente interessantes para me manter lendo. Vou dar uma nota "9" para Deadlock, então!

Em inglês, há dois capítulos traduzidos pelo Echochi, mas o mangá foi licenciado e foi publicado recentemente pela Juné. Também é possível encontrar em espanhol pelo Ayaoi. Há três Drama CDs muito bons, sendo que há traduções deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário