sexta-feira, 7 de março de 2014

Otomen

Comecei a ler esse mangá há muitos anos... Antes de ser licenciado pela Panini. A autora de Otomen é conhecida por seus trabalhos em mangás shounen, bem como no shoujo. E a arte dela, Kanno Aya, apesar de estar ilustrando um mangá cheio de bichinhos fofos e babados, mostra isso!

Em Otomen, temos Masamune Asuka, o capitão do time de kendô, faixa preta em judô, aluno modelo... Enfim, o estereótipo de homem másculo e estoico ideal. Ao se apaixonar por Miyakozuka Ryo, a aluna nova da escola, os impulsos que Asuka vem reprimindo nos últimos anos vêm à tona... E esses impulsos são de assar bolos e biscoitos, bordar, costurar ursinhos de pelúcia, e ler mangás shoujo! Na verdade, o másculo Asuka tem hobbies e interesses tipicamente femininos, mas procura se mostrar o homem ideal por pressão de sua mãe, que ficou obcecada por um ideal de masculinidade após seu marido deixá-la dizendo que queria se tornar uma mulher. Quanto mais Asuka ama Ryo, mais seu coração palpita e ele sente vontade de fazer flores de papel e tricotar.

Nisso, entra em cena Tachibana Juta. Ele se apresenta como um rival de Asuka pelos sentimentos de Ryo, forçando Asuka a se aproximar mais de Ryo. Juta, na verdade, é a autora de mangás shoujo Jewel Sachihana e está escrevendo uma obra sobre a vida de Asuka, chamada Lovetic (Love-Tic, Love Chick... Ninguém sabe direito como é a romanização desse termo). Juta, portanto, toma a função tanto de melhor amigo de Asuka, como de narrador e, também, facilitador da história. Muitas vezes ele dá pistas para Asuka através do mangá que escreve (e Asuka é um leitor fiel) ou dá um empurrão para que Asuka faça algo a respeito de seu relacionamento com Ryo.

Aos poucos, Kanno Aya foi entupindo a história de personagens secundários. Por um lado isso é legal. Foi interessante ver Asuka criando um grupo de amigos (e rivais) para si, mas são tantos personagens secundários que a história perde o foco. Passam-se volumes sem Asuka e Ryo interagirem! Temos Yamato (um menino afeminado que quer ser másculo), Kitora (obcecado por flores), Tounomine (rival do Asuka), Kuriko (irmã do Juta, que é apaixonada pelo Kitora) e vários outros! Também temos o misterioso dono de uma confeitaria, professores da escola, irmãs do Juta, familiares da Ryo, cantores de uma banda... O elenco é gigante! E a autora tenta dar atenção a todos, constantemente ofuscando os três protagonistas (Asuka, Ryo e Juta). Todos esses personagens são interessantes, mas eu gostaria que Kanno Aya se lembrasse de seus protagonistas... Especialmente do Juta, que, tirando os três momentos que o mangá focou nele, fica apenas de comentarista das ações dos outros.

  

Eu adoro Otomen, porque é um mangá super-divertido. Além disso, eu me identifico um pouco com a história (caso não tenha percebido, eu sou um homem escrevendo uma resenha sobre um mangá para meninas). Eu simplesmente adoro a arte e como a Kanno Aya desenha bem os detalhes das roupas, das flores, da comida... Otomen é obviamente um mangá cômico, repleto de situações ridículas. É exagerado pra caramba... Mas é justo isso que me faz gostar tanto. Há personagens que eu começo a rir só de olhar para a cara deles (avô da Ryo, por exemplo). Otomen não é uma obra prima dentre os mangás, nem algo para ler buscando profundidade... É apenas uma leitura divertida! Nota "9"!

Otomen foi licenciado e teve sua publicação cancelada pela Panini no Brasil. Depois de anos nos enrolando, eles se pronunciaram dizendo que está cancelado no ano passado. Apesar de ter sido licenciado nos Estados Unidos também, é fácil de achar para ler em inglês, alguns capítulos feitos por scanlators e outros escaneados da própria versão americana. Tem até o volume 14 por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário