sexta-feira, 28 de março de 2014

Gaysome!

É uma web comic bastante conhecida por aí, sendo escrita por David (Dong Saeng) e publicada no blog dele. Há muita gente que gosta, mas também há muitos opositores pelos mais diversos motivos. Gaysome! é uma web comic com momentos engraçados, bem como momentos em que realiza algumas críticas à nossa sociedade.

Não existe um enredo maior, apesar de alguns personagens aparecerem em mais de uma tirinha. São apenas charges, comumente com quatro quadrinhos, apresentando alguma situação referente a ser gay, com personagens gays ou se referindo à comunidade gay de uma forma geral. Muitas vezes há algumas cenas mais explicitas, mas é tratado de uma forma tão casual que nem incomoda. O autor refere que algumas situações retratadas por ele são autobiográficas, outras aconteceram com conhecidos e outras foram inventadas por ele. E, realmente, essa web comic é bastante verossímil.

Apesar disso, enfrenta várias críticas por estar perpetuando e glorificando estereótipos. Não sei se sou só eu, mas os estereótipos não me incomodaram muito, por me parecer que web comic pretende satirizar a realidade. Na real, a própria história já comentou a existência de estereótipos e criticou seu uso, também falando da representação de pessoas homossexuais na mídia... Algumas vezes, as tirinhas também debocham dos pensamentos, atitudes e comentários que a grande mídia e a população em geral faz sobre ser gay e, assim, a história coloca o leitor para refletir um momento, em meio as risadas.

Eu adoro quando essa comic retrata situações que, muitas vezes, são romantizadas ao extremo nos mangás yaoi, trazendo comentários sobre o que é a realidade nesses casos. Há situações sobre sexo casual, sobre relacionamentos duradouros, sobre a relação com a família, sobre o ativismo LGBTTT (não sei se acertei a sigla ou faltou um "T"), sobre intimidade, sobre... Enfim, muitos assuntos! Apesar de o cenário retratar, como eu disse, personagens gays, é muito fácil de se identificar com algumas situações trazidas.

 

De um modo geral, muitas situações ao longo da história são um tapa de luva na cara de alguns autores que há por aí. Eu acho a arte muito bonita e divertida, sendo que o autor retrata personagens com aparências, etnias, estilos diversos. Vou dar uma nota "9" para essa web comic

Essa web comic é originalmente publicada em espanhol no blog, tendo também uma versão em inglês e uma em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário