quarta-feira, 5 de março de 2014

T x S

Há alguns autores de quem eu gosto, mas ao mesmo tempo eu implico um monte com eles. Um exemplo disso é a Takatsuki Noboru (ao contrário do que se acreditava, ela é sim uma mulher). Acho a arte dela bonita, os personagens dela costumam ser divertidos e a comédia é sempre presente... Entretanto, ela usa e abusa dos "chibi" e nem sempre as histórias são tão bem desenvolvidas como poderiam e deveriam ser. T x S ou Tough x Smart é um mangá um tanto atípico para ela, levando isso em consideração.

Nessa história, temos dois detetives trabalhando para a polícia na divisão de homicídios. Koga Masataka é estoico e sério, tendo encontrado algumas complicações recentemente na sua vida pessoal e profissional. Ele foi transferido e rebaixado de função, pois se divorciou da filha de um de seus superiores. Já Terajima Ryuiji, apesar de também ter passado por um divórcio, é bem mais aberto com seus sentimentos e, logo no prólogo, já faz esforços para se aproximar de Koga... Pois se apaixonou por ele à primeira vista.

A história do mangá passa por vários casos de homicídios investigados pela dupla. Minha primeira implicância: se vai fazer uma história com elementos de investigação policial e vai escrever diversas cenas dos personagens trabalhando em investigações, então faz direito! Escreva histórias interessantes! Coloque uma pitada de mistério! Faça os personagens se envolverem com os casos! Mas não. Os casos são apresentados bem en passant. Claro que se eu quisesse um mangá com altas investigações eu estaria lendo Meitantei Conan, mas o trabalho deles - que é uma parte importante de suas vidas - é tratado de forma tão superficial que chega a ser bobo. Logo no primeiro capítulo mostra os dois numa cena de crime e, oh, essa moça morreu, que horror, quem será que foi... "Acho que foi um crime passional", chuta Ryuiji. Tipo três páginas depois recebem uma ligação dizendo que o namorado da guria se entregou para a polícia e fim do mistério! Outro caso resolvido! Eba! E vamos ao que interessa: Ryuiji beija Koga! Todos comemoram. Sério, isso realmente acontece. Tão fácil assim!

O relacionamento dos dois logo progride para um relacionamento sexual - com Ryuiji tentando convencer Koga a se apaixonar por ele. Aí começa um grande ponto de disputa e discussão entre os dois: "quem será o uke?". Os dois, por aparência e personalidade, se encaixam no estereótipo de seme dos mangás yaoi, então nenhum deles quer dar o braço a torcer, digamos assim. Meio que nem Docchi mo Docchi. Realmente não dá pra adivinhar qual deles vai ser o uke, ou se talvez esse mangá vai ter um casal reversible... Quem sabe?

  

Em suma, esse mangá tem vários pontos positivos: a comédia, a relação entre os dois protagonistas e como isso se desenvolve, e a arte. Mas também não é uma história lá muito profunda... Na real, é uma historia bem superficial mesmo. Fico feliz da autora não ter apelado para os chibi na história, apesar de ela não ter deixado passar uma oportunidade de usá-los na capa da revista Daria. Vou dar uma nota "6" por enquanto e ver como serão os próximos capítulos.

Em inglês, a tradução é do Shinmakoku. Mais fácil ler nos sites de ler mangá online (o grupo mesmo faz upload) do que tentar entrar na comunidade deles. Eu estou há uns dois anos tentando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário