sexta-feira, 14 de março de 2014

So, You're A Caroonist?

Mais uma web comic... Dessa vez, é uma web comic de comédia, escrita por Tom Preston. Esse autor tem várias outras comics publicadas, mas a única que eu li foi essa que ele publica online. O título So, You're a Cartoonist? (literalmente "Então, você é um cartunista?") é extremamente auto-explicativo.

Essa é uma história autobiográfica e satírica. Temos o personagem principal, que é um cartunista... E representa o próprio autor da história. Vemos episódios da infância dele, sua vida durante a faculdade e, agora, seu trabalho como cartunista. Há comentários de Tom Preston sobre "mitos" que há sobre artistas (tipo que todas as pessoas ficam melhores com o tempo no desenho), sobre os preconceitos sofridos por ele, sobre as maluquices dos fãs de quadrinhos em eventos (muitas vezes representadas pela personagem Persistent Pam, que insiste para que o cartunista a desenhe)... Também há fatos da vida dele e seu relacionamento amoroso.

Eu diria que a arte desse artista pode ser vista como "antiquada" por alguns, lembrando alguns personagens clássicos das comics... E acredito que o autor iria gostar da comparação, pois ele cita numerosos autores clássicos como suas influências. Gosto dessa comic porque muitas vezes ele retrata o lado não tão glamouroso assim de ser um artista de quadrinhos. Também mostra como funciona o processo de criação de uma comic e os diversos artistas que trabalham nela. E, além disso, como sua vida pessoal se encaixa nisso. 

Tom também faz críticas às atitudes por vezes até hostis de outros artistas (que enxergam o mundo das comics como um local só para alguns) e aos "críticos de plantão" da internet, que esculacham e desestimulam o trabalho dos outros. Apesar de ser uma história que busca a comédia e a sátira, muitos comentários trazidos pelo autor são pertinentes e fazem com que o leitor conheça mais sobre o mundo dos quadrinhos.

  

Eu acompanho essa história desde 2011 e gosto bastante. O estilo de Tom Preston se mantém basicamente o mesmo ao longo dos anos, mas mostra várias melhoras e mudanças conforme as páginas se passam. Como um curioso pelo mundo das artes, especialmente da arte sequencial, eu gosto de poder ter uma visão de como é viver nesse mundo. Vou dar uma nota "8".

So, You're a Cartoonist pode ser lido no site da web comic, em inglês.

2 comentários:

  1. Lembrei-me de uma série yaoi furry feita em cartoon que li tempos atrás, abordando a relação amarosa entre dois cães - ou seriam lobos, ou raposas.

    Infelizmente perdi quando precisei formatar o pc. Tenho pouca recordação do nome do autor. Acho que era Bill ou Bily. rs E o sobrenome terminava com "son". Pensei que fosse o Tom.

    Procurei no google mas não encontrei. Na época eu baixei no Yaoi Extreme, que não existe mais. Se alguém souber, por favor, me diga. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar! ^_^
      Ahn, eu não conheço muitas séries furry (só Sequential Art e olhe lá), mas eu dei uma pesquisada e achei essa aqui:
      http://www.raccoony.com/strips.htm
      O autor escreveu que existe uma tradução em português, mas que "sumiu". Talvez ele esteja se referindo ao Yaoi Extreme.

      Se não for, avisa, que eu dou mais uma olhada!
      Um abraço,

      Faust

      Excluir