segunda-feira, 28 de abril de 2014

Drops

Eu adoro quando um autor conhecido por seus trabalhos em um gênero resolve se aventurar em outro. Falei de autoras de yaoi desenhando shoujo antes e vou adicionar mais uma a lista: Aniya Yuiji. No caso, não sei como classificar esse mangá dela. Imagino que, por Drops ter um tom mais maduro, seja um josei.

Cada capítulo desse mangá foca em um dos irmãos da família Matsuno, que consiste em quatro meninas e um menino, que também é o caçula. Matsuno Shizuku é um menino gordinho e o escravo de suas irmãs. Ele está apaixonado por uma amiga sua, Yoshiyuki, que, por sua vez, gosta de Miyamoto, o melhor amigo de Matsuno. Mukai, outra amiga do trio, acaba armando para Miyamoto e Yoshiyuki ficarem juntos, fazendo com que Matsuno se sinta traído e só consolide a crença que ele já tem que as mulheres são um incômodo.

No capítulo seguinte, as gêmeas Kaede e Momiji levaram a sério demais a recomendação de sua mãe sobre "sempre dividirem tudo", pois agora elas estão em busca de um namorado que aceite namorar as duas ao mesmo tempo. Tsubaki, a próxima irmã, é uma escritora e mãe solteira, que havia fugido de casa e retorna agora depois de seus pais terem falecido. Ela tem um relacionamento sexual (onde podemos ver todas as gloriosas expressões faciais que a Anija Yuiji desenha tão bem) com Andou-san, seu editor, que acaba se transformando cada vez mais num relacionamento romântico. Aí vem a irmã mais velha, Hisagi, que ficou responsável pelos mais novos depois do falecimento de seus pais e do sumiço da Tsubaki. Ela sempre se viu cheia de responsabilidades e tarefas, mas agora, com seus irmãos já crescidos e cuidando das próprias vidas, ela se vê, finalmente, independente e livre. Acho que essa é a mais interessante das histórias, pois Hisagi nem sabe muito bem o que fazer com sua liberdade. Ela por fim acaba se envolvendo com seu chefe (23 anos mais velho), por gostar de provocá-lo.

No final, temos um epílogo, mostrando como os personagens ficaram com o passar de alguns anos. A Hisagi continua seu relacionamento com o chefe, eventualmente se casando com ele. Temos a Tsubaki, agora, casada com o Andou e com mais um monte de filhos. As gêmeas trabalham com S&M, ainda em um relacionamento poliamor com Minoru.  Shizuku acaba emagrecendo um monte e reencontra Mukai no casamento de Miyamoto e Yoshiyuki. Os dois ficam juntos, ele engorda tudo de novo, e terminamos a história com a Mukai revelando que está grávida! Eu achei o final um amor.

  

Eu achei muito interessante ter a perspectiva de cada um dos personagens, sendo cada qual bem diferente do outro. O final que Aniya Yuiji deu para cada um deles foi bastante satisfatório (o das gêmeas foi o mais exótico, mas, ainda assim, combinou com a visão desapegada de sexualidade e amor que elas têm). O ponto forte é a arte, que é muito bonita. Fico sempre boquiaberto com a habilidade que a Aniya Yuiji tem em fazer expressões faciais. Quando um personagem dela chora, não é aquele clássico "expressão congelada, lágrimas escorrem" que adoram fazer nos mangás. A Aniya Yuiji desenha todo o rosto se compondo na expressão, desde os lábios trêmulos ou em um beicinho, até a testa franzida, os olhos entreabertos, lágrimas... É incrível! Vou dar uma nota "9" para esse mangá.

Foi licenciado e publicado virtualmente em inglês pela JManga, que faliu. Pode ser encontrado por aí na internet, é só saber onde procurar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário