quarta-feira, 16 de abril de 2014

Sakamoto Desu ga?

Vou dar uma pausa na Chitose Piyoko, porque esse último mangá dela me deixou muito irritado. Por isso, hoje temos um seinen cômico: Sakamoto Desu ga?. Esse mangá é muito engraçado e, de certa forma, incrivelmente único. Muitos kudos para Sano Nami!

A história é sobre o aluno do primeiro ano do colegial, Sakamoto. Ele é simplesmente O Cara. Todos ficam completamente boquiabertos e encantados por Sakamoto: as meninas o amam e a os garotos o admiram. Alguns invejosos tentam pregar peças nele, mas Sakamoto sempre consegue vencê-los, com facilidade e graça. Sakamoto é incrível e perfeito, sendo que tudo que ele faz é da forma mais fantástica o possível. Tudo que pode dar errado se torna maravilhoso nas mãos de Sakamoto, que age com a maior naturalidade do mundo. Ainda que pareça meio distante, ele ajuda os outros se lhe pedirem

Esse mangá é ridículo no lado bom da palavra. Sakamoto consegue fazer as coisas mais simples de uma forma super-épica... É tão épico que chega a ser ridículo e engraçado. O mangá é episódico e narra as mais diversas situações na vida escolar desse cara perfeito. Ele consegue dobrar as vendas do M*Donalds! Ele faz delinquentes pararem de fumar para soprarem bolhas de sabão! Ele luta esgrima com uma abelha! Em um momento, o Sakamoto diz que "observar a humanidade é interessante". Me pergunto se ele possui alguma origem misteriosa e oculta... Mas não acho que o (a) autor (a) pretende explorar isso. O Sakamoto é o Sakamoto e isso é suficiente para manter a graça da história.

Eu adoro a arte. Ela ilustra muito bem as cenas cômicas e as situações absurdas. O Sakamoto, também, tem um design bem típico, mas ele é um super-bishounen (claro, afinal, ele é o Sakamoto!). Eu adoro o estilo de humor desse mangá: recheado de situações absurdas. De certa forma, também, esse mangá satiriza os personagens perfeitos que povoam outras séries e fazem coisas igualmente absurdas.

  

Gostei muito dessa história como um todo: arte, personagens, humor... Tudo funciona muito bem. Eu sofri muito para escolher quais ilustrações usar no post, porque várias páginas são fantásticas. Minha única reclamação é que pouquíssimos capítulos estão disponíveis por enquanto! (Ou, se eu quisesse ser chato, eu poderia reclamar da representação estereotipada de Brasil que aparece... Mas como a piada me fez rir, eu vou calar a boca e encerrar o post logo). Recomendo muito essa série: nota "10"!

A tradução para o inglês é do Cursive Scans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário