quarta-feira, 23 de abril de 2014

Mousou Shoujo Otakukei

Assim como dois outros mangás que eu comentei recentemente, Mousou Shoujo Otakukei também é uma história sobre fujoshi. Ao contrário dos outros (escritos por notáveis autoras de yaoi), a autora Konjoh Natsumi é famosa por seus títulos hentai. 

A história possui quatro protagonistas: duas meninas e dois meninos. Dois meninos típicos; duas meninas que são fervorosas fãs de yaoi. O centro da trama é Asai Rumi, uma menina otaku que volta e meia se perde no seu mundo de yaoi, cheio de bishounens com orelhas de gato, e pouco se importa com meninos de verdade... Ou melhor, ela se importa. Rumi adora imaginar seus colegas do sexo masculino como casais! Ela até gostaria de ter uma amiga para falar sobre mangá, mas já se resignou em ficar sozinha e ser o único membro do clube de artes. Abe Takahiro acaba esbarrando em Rumi e, para se desculpar, aceita ser modelo dela para que ela o desenhe... Logo, entretanto, Abe se vê apaixonado por Rumi, apesar de não entender boa parte das coisas que ela fala. Tão perdidamente apaixonado que ele topa usar orelhas de gato, fazer cosplay e posar junto com seu amigo, Chiba Shunsuke. Rumi, entretanto, não percebe os sentimentos de Abe, pois ela só consegue vê-lo como um par perfeito para Chiba, que também é o garanhão da escola. Por fim, temos a Matsui Yoko, a última protagonista, que costumava ser pouco popular no ginásio por ser otaku, por isso decidiu esconder seus gostos no colegial... O que acaba não dando muito certo, porque ela faz amizade com Rumi e volta a fangirlar!

A história é o típico mangá colegial... Tendo um festival cultural, clubes, provas, etc. Só que há um twist otaku, também, porque o mangá foca bastante no hobby de Rumi como uma autora de mangás amadores sobre séries populares (doujinshi). No caso, ela e Matsui trabalham em histórias yaoi sobre Full Metal Prince (não tenho certeza se essa é a paródia feita no original, porque a tradução em inglês é bem porca), vão à eventos de mangá, conhecem autoras famosas... Tendo a ajuda de Abe e Chiba em vários momentos também. Mousou Shoujo Otakukei comenta diversas vezes de um jeito positivo o que é ser otaku, defendendo que não há nada de errado em ter paixão por algo, mesmo que sejam mangás yaoi. Abe, muitas vezes, tem a reação de uma pessoa não-otaku e, por isso, acaba ofendendo ou magoando Rumi por sua falta de tato, mas, ainda assim, ele se esforça para entendê-la e conhecer mais sobre essas coisas de que Rumi tanto gosta (mesmo que ele não consiga entender muito). Um ponto que eu achei muito interessante foi quando a Rumi começa a perceber que possui sentimentos pelo Abe... Mas só se ela estiver se imaginando como um homem! Ela até chega a sugerir que eles se chamem de "Shinji" e "Kaworu" (Evangelion). 

O mangá é recheado de fanservice, mas não só por causa da imaginação da Rumi vendo Abe e Chiba como um casal. Na verdade, muito pelo contrário. Matsui (que possui seios enormes) e a própria Rumi são os maiores alvos de fanservice do mangá, que também se identifica como uma série ecchi. Outros personagens como o Hidemi-senpai (um cara super-forte do time de judô que se apaixonou pelo Chiba) e a Momose (uma fujoshi enrustida que, por ciúmes, resolve trollar o site da Matsui) também ajudam a adicionar tempero à história. Eu adoro em especial o Fuji-kun, que é um querido, apesar de ele não ter aparecido muito.

  

Como é uma série cômica que nem de longe foi feita para ser levada a sério, esse mangá mais do que atinge seu objetivo. A arte também é bonita e super-dinâmica, combinando bem com a comédia, apesar de ser bastante típica. Eu gosto bastante desse mangá, mas o que me faz preferir outros (como Watashi ga Motete Dousu n da e Fujoshi Kanojo) a esse é que Mousou Shoujo Otakukei é feito pela comédia e pelo ecchi, sem o lado realmente romântico ou um pouco mais de desenvolvimento nos relacionamentos ou nas personagens. Não que Mousou Shoujo Otakukei não tenha desenvolvimento, é só que essas outras séries funcionam melhor, para mim, pelo menos. Vou dar uma nota "8" e realmente recomendo a leitura, porque rende umas boas risadas!

Em inglês, foi licenciado pela JManga e pela Mediablasters, sendo que a primeira faliu e a segunda interrompeu a publicação. Assim, é fácil de encontrar em inglês para baixar. A tradução é bem ruim em vários momentos, mas dá pra ler. Essa série é conhecida também pelos títulos: Fujoshi Rumi, Otaku Girls, e Otaku-Type Delusion Girl. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário