quarta-feira, 9 de abril de 2014

Yowamushi Pedal

Ninguém é de ferro e eu já enchi o saco de ler Chitose Piyoko. Vamos falar de um mangá realmente bom hoje. Um shounen que tem tudo que um mangá shounen precisa e mais um pouco, conseguindo, ainda assim, ter vários aspectos originais. Estou falando de Yowamushi Pedal, um mangá sobre ciclismo, escrito por Watanabe Wataru.

Eu assisti ao anime primeiro e curti. Algumas coisas me incomodaram no anime, mas não me incomodaram no mangá. No caso de Yowamushi Pedal, acho que vale a pena acompanhar os dois. De qualquer forma, como eu já disse, esse é um mangá shounen sobre esportes, especificamente sobre ciclismo. Possui um grupo de personagens principais forte e várias outras escolas rivais (como já é o padrão do gênero) com personagens igualmente carismáticos. 

Temos como protagonista Onoda Sakamichi, um otaku. Para ele, a bicicleta é apenas um meio de transporte barato que lhe permite economizar dinheiro para gastar em seus hobbies. Assim, toda semana, ele vai de bicicleta de sua escola até Akihabara para comprar coisas, pedalando cerca de 60km. Certo dia, Imaizumi, um grande gênio do ciclismo, vê Onoda subindo uma lomba íngreme em uma bicicleta pesada e velha enquanto sorri e canta o tema de um anime. Imaizumi fica chocado por aquilo e desafia Onoda para uma corrida, apostando que se perder entrará para o clube de anime que Onoda está tentando montar. Isso é suficiente para motivar Onoda, pois ele sempre quis ter amigos, sobretudo alguém que tivesse o mesmo hobby.

Infelizmente, seus melhores esforços não são suficientes para derrotar Imaizumi, que fica, de qualquer forma, impressionado com o potencial que Onoda demonstrou. Kanzaki, uma menina cuja família possui uma loja de bicicletas, também incentiva Onoda durante a corrida contra Imaizumi. Por fim, Onoda conhece Naruko, um estudante que se transferiu de Osaka para Chiba, em Akiba e faz amizade com ele, descobrindo que Naruko também curte ciclismo e pretende entrar no clube de ciclismo da escola. Com tanta gente o incentivando e por ter se sentido bem enquanto corria contra Imaizumi, Onoda decide entrar para o clube de ciclismo

Então começam os treinamentos impossíveis, corridas tensas e superação de limites, temas já bem batidos dos mangás sobre esportes. Os veteranos do terceiro ano do clube de ciclismo, Kinjou, Tadokoro e Makishima, são personagens muito interessantes por si só. Mas eu, particularmente, gostei da dupla do segundo ano, Aoyagi e Teshima. Sério, eles são uns amores. Enfim! Também aparecem vários rivais de outras escolas, cada qual com sua especialidade... E esquisitice também. Eu chorei de rir com o cara, Izumida, que batizou os próprios peitorais. O character design de Yowamushi Pedal é muito esquisito (o Midosuji me dá medo), podendo rivalizar com as bizarrices de Inazuma Eleven, ao ponto de causar estranheza quando um personagem de aparência normal, como o Manami, aparece! 

  

Algo que eu curti muito foi o quanto os personagens vão evoluindo ao longo da história. Fiquei curioso e fui fuçar os volumes mais recentes lançados no Japão e dá para ver várias mudanças nos personagens. A arte pode incomodar alguns, mas eu achei legal ver um mangá de esportes que não é recheado de bishounens para variar (ao contrário de Tennis no Oujisama e Kuroko no Basuke, não que haja um problema com bishounens!), além do que, as cenas de corrida mesmo são muito bem desenhadas. O humor é sempre presente e funciona muito bem. Eu não tenho nenhum problema com Yowamushi Pedal, sendo praticamente perfeito para mim. Darei nota "9" por enquanto. Algumas coisas que me irritaram no anime - como os gritos/gemidos do Onoda e o Naruko como um todo - foram bem mais toleráveis no mangá. Até por não ter som.

No inglês, há dois grupos principais que estão traduzindo: sukikatte e Sleeping Dragons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário