sexta-feira, 25 de abril de 2014

Kusatta Kyoushi no Houteishiki

Finalmente tomei vergonha na cara e fui ler um mangá clássico: Kusatta Kyoushi no Houteishiki. Tentei ler uma vez há alguns anos, mas eu era do tipo que implicava com arte "antiquada" e não passei do primeiro volume. Como eu gosto de vários outros trabalhos da Kodaka Kazuma, resolvi dar uma segunda chance a essa série e enfrentar a arte. Cara, como valeu a pena!

O protagonista, Arisawa Atsushi, decidiu ir estudar em uma escola cheia de delinquentes para reencontrar seu grande amor, Maa-kun (Shibata Masami), que trabalha na enfermaria desse colégio. Lá, ele fica apavorado com seus novos colegas e, ainda por cima, reencontra Inagaki, um ex-colega do primário, que declara estar apaixonado por Atsushi. Se isso tudo já não fosse o suficiente, ele ainda dá de cara na enfermaria com o Maa-kun... Só que com uma personalidade completamente oposta a de suas lembranças. Esse "Maa-kun", na verdade, é o irmão mais novo de Masami, Masayoshi, mas Atsushi não descobre isso imediatamente, realmente acreditando que seu Maa-kun mudou. Ainda assim, ele, aos poucos, começa a gostar dessa nova versão do Maa-kun. Porém, chega o momento em que ele descobre a verdade sobre Masami e Masayoshi. O que eu achei legal é que não demora muito para isso acontecer e é o próprio Masayoshi que conta (ou, melhor, tenta contar) a verdade para o Atsushi. Como eu detesto mangás com relacionamentos que começam na base da mentira, curti muito isso... Apesar do Atsushi ter se sentido enganado de qualquer forma. Mas ok. 

Atsushi, ainda assim, reflete que está, na verdade, apaixonado por Masayoshi. Até porque Masami está feliz da vida namorando Tooru, professor de matemática da escola e amigo dos irmãos Shibata. Aí que a história se tornou interessante! Eu estava esperando que o Masayoshi fosse um playboy canalha clássico que faz o uke inocente de gato e sapato. Não é isso que acontece. Na verdade, é Atsushi que persegue incansavelmente Masayoshi, tentando conquistá-lo... de qualquer jeito! Enquanto isso, Inagaki também não desistiu de seu amor por Atsushi e também faz questão de demonstrar isso.

O humor nesse mangá é sempre presente e, em geral, funciona muito bem (nota: super me identifiquei com o Masayoshi aqui). Algumas piadas são meio bobas, e a autora usa e abusa de alguns cenários. Por exemplo, Masayoshi e Atsushi estão sempre atrapalhando os momentos românticos de Tooru e Masami e vice versa. Além disso, enquanto um casal está lá trocando juras de amor, o resto dos personagens costuma observar à distância, comentar as ações e, por vezes, atrapalhar. É engraçado? Sim, é. Mas fica meio cansativo.

A arte é uma questão importante. Ela começa antiquada, mas eficiente (tipo na cena do basquete). O character design também é bem bizarro, cheio daqueles estilos de cabelo ma-ra-vi-lho-sos anos 1980 e 1990. Mas isso melhora muito ao longo dos volumes. É engraçado comparar a primeira aparição dos personagens com suas versões posteriores, nos últimos dois volumes. Outro mérito da K2 é conseguir dar rostos com características bem únicas a cada personagem.

  

Esse mangá é muito divertido e muito imprevisível. Também acho legal ver a autora evoluindo ao longo das páginas, bem como ver o Atsushi crescendo. Tanto em aparência quanto como pessoa. Na verdade, quase todos os personagens encontram algum crescimento pessoal. Um ponto negativo foram as brigas do Masami com o Tooru, pelos motivos mais imbecis e esdrúxulos. Em compensação, todas as personagens femininas retratadas foram interessantes, fortes e muito carismáticas, sobretudo, é claro, a Yuriko. As "sub-histórias", tipo o flashback do pai dos irmãos Shibata ou aquela história do irmão do Tooru, foram muito legais também. Ah, um ponto que pode incomodar os mais sedentos por cenas pervertidas: demora uns oito volumes para vermos um dos casais ir para cama e o outro só vai no último! Vou dar uma nota "9", simplesmente porque o Masami me irritou demais. 

Tantos grupos trabalharam na tradução desse mangá para o inglês! O mais notável, acho, foi o MegKF. Também foi licenciado e lançado pela Juné numa edição bem legal, sob o título Bad Teacher's Equation. A K2 também lançou dois doujinshis para a série: Happy Dream? e Encore. Recomendo muito o segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário