quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Hibi Chouchou

Tipo, nos primeiros dez capítulos (mais ou menos) eu realmeeeente gostei de Hibi Chouchou. Bastante. Realmente gostei. Só que aí eu li mais 45 capítulos e enchi o saco desse mangá. Não me levem a mal! Não é ruim, mas é o tipo de coisa que você só aprecia em doses homeopáticas, caso contrário você fica cansado. É um mangá da autora Morishita Suu, de quem eu nunca ouvi falar.

Então, a protagonista dessa história é Shibazeki Suiren, uma menina extremamente linda. Por ser linda assim, ela sempre foi alvo dos sentimentos dos meninos, que nunca a deixavam em paz, e, por isso, ela passa a falar menos e menos, como uma forma de não chamar tanta atenção. No ginasial, ela e sua amiga, Shimizu Aya, vão para uma escola feminina, esperando que as coisas melhorem, mas as meninas da escola a admiram e incomodam tanto quanto os meninos incomodavam antes. Assim, Suiren decide estudar novamente em uma escola mista para o colegial. Lá, ela imediatamente é admirada pelos meninos, que a apelidam de Takane no Hana (uma flor na colina, ou seja, uma pessoa linda e inalcançável). Esse mangá mostra que uma pessoa tão bonita como Suiren, apesar de ter amigas como a Aya e a Kudou Yuri, acaba sofrendo por ser tão solitária.

Na escola, ela acaba conhecendo e se apaixonando por Kawasumi Kouha, um menino quieto e tímido, que tem dificuldades em lidar com as meninas. Suiren toma a decisão de se tornar uma pessoa mais sociável e de se aproximar de Kawasumi. A Suiren é diferente das heroínas que se vê por aí. Pra início de conversa, ela é muito linda, enquanto a maior parte das heroínas costuma ser "normal", justo para desenvolver uma identificação com a leitora. Mesmo sendo linda, Suiren, por seus conflitos e inseguranças, acaba sendo uma personagem fácil de se identificar. Além disso, o relacionamento dela com o Kawasumi é bonitinho... E extremamente lento.

Eu acho que o que mais me deixou frustrado com esse mangá foi ter lido os capítulos que faltavam logo após de ter assistido a mais um episódio de Agent Carter. Eu fui de uma mulher independente, forte, segura, linda e determinada para a Suiren... Que não é nada disso. Os fãs dela podem dizer o que quiserem (e eu vi na internet muita gente a defendendo com unhas e dentes!), mas a Suiren, apesar de ser muito bonitinha e parecer estar se esforçando para melhorar sua habilidade de comunicação, está longe de ser forte, segura ou independente. Justo o oposto. Boa parte das coisas que acontecem esse mangá não aconteceriam se as amigas dela ou o amigo do Kawasumi não estivessem ali para dar um empurrão. Ou dois. Ou vinte. Acho que o mangá está em processo de desenvolvimento e pode, aos poucos, se tornar mais interessante. O problema é que esse mangá é tão lento e arrastado que eu não sei se terei paciência para esperar. 


  


Antes que eu seja xingado por estar sendo muito negativo em relação a esse mangá, quero dizer que eu realmente gostei da história. Acho que pela primeira vez, na minha vida como leitor de mangás, vi uma história em que o menino e a menina estão na mesma "frequência". Não é uma dessas histórias em que o menino possui altas experiências românticas e sexuais e a menina se sente horrível por não estar a altura. Ou, olhando pelo outro lado, em que temos um cara não-tão-perfeito com uma menina que ele tem medo de quebrar, de tão delicada e inocente que é. Não temos beijos forçados, abusos, mentiras, enganações e traições. Não. Suiren e Kawasumi estão na mesma. Eles são, como se diz, farinha do mesmo saco. Os dois são tímidos. Os dois não tem experiência. E os dois estão aprendendo, passo a passo, a lidar com isso. Esse mangá narra a jornada que eles estão fazendo, com o apoio de seus amigos próximos (que merecem um troféu, porque são grandes amigos mesmo!). Acho que é bastante possível de empatizar com esses personagens, mas eu gostaria de ver maiores evoluções em breve, porque estou ficando cansado de sempre ter "mais do mesmo". Em contrapartida, a arte é muito linda e vale a pena ler só por esse motivo. Vou dar nota "8" e, daqui a uns meses, devo voltar a ler!

A tradução em inglês é feita por vários grupos. Eu li no Batoto pelo celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário